quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BREGA "SOFISTICADO" É PIOR DO QUE MPB PASTEURIZADA


Por Alexandre Figueiredo

A perigosa promoção do brega engomadinho de Michael Sullivan & Paulo Massadas e seus protegidos a "pérolas injustiçadas da MPB" pode abrir o caminho para a bregalização geral da música brasileira e para a derrubada da MPB autêntica em prol da instalação definitiva do hit-parade brasileiro.

O lobby intelectual é muito grande. E bastante articulado. E toda a choradeira está sendo feita para que, a pretexto de "modernizar", "ampliar" e "diversificar" a cultura popular brasileira, se extinga o que resta de cultura popular autêntica para jogar os "sucessos do povão" no lugar.

Hoje tenta-se empurrar, goela abaixo, todo aquele brega luxuoso de Sullivan & Massadas para o gosto médio da classe média que aprecia o que há de mais manjado na MPB autêntica. Isso sob aplausos de intelectuais que, isolados na "deles", não suportam mais ouvir a MPB pós-Bossa Nova e pós-Clube da Esquina que somente eles conheciam a fundo e o "povão" até hoje desconhece.

Antes que os pescadores do Pantanal e os feirantes do Norte e Nordeste comecem a conhecer Silvinha Telles e Baden Powell ou apreciar a poesia dos mineiros, a intelectualidade inventa que "sofisticados" agora são os intragáveis sucessos gravados por ídolos bregas como José Augusto e o próprio Michael Sullivan ou por artistas de MPB cooptados, como Alcione e Roupa Nova.

E aí, de repente, aquelas rádios de MPB em estabelecimentos comerciais, ou mesmo rádios como a MPB FM e a Nova Brasil FM, ou as inserções emepebistas nas rádios de pop adulto de todo o país, vão inserindo os sucessos bregas aqui e ali, coisas que rolavam fácil nas rádios popularescas dos anos 80 e 90.

O grande perigo disso tudo é que, tocando Sullivan & Massadas, a manobra abre caminho para a bregalização mais escancarada, ja que a dupla inspirou diretamente a geração de "pagodeiros" e "sertanejos" que comandou a supremacia brega da década de 90.

Aí, vai ser o que as elites intelectuais queriam: transformar os poucos espaços de MPB em novos redutos para a turma que rolava em rádios FM controladas por oligarquias empresariais (a carioca 98 FM, hoje Beat 98 e a Band FM são exemplos), ou por elites coronelistas, como muitas das rádios "populares" que existem em várias regiões do país.

E tudo isso através de um discurso pseudo-progressista, choroso, por vezes apelativo demais, em outras desesperado e paranoico, de gente que pouco está aí para o patrimônio cultural brasileiro, só quer saber é transformar o jabaculê de hoje no folclore de amanhã.

Só que o brega "sofisticado" puxado por Sullivan & Massadas nem de longe representa uma ruptura com a mesmice da MPB pasteurizada que domina o (descrescente) mercado emepebista desde os anos 80, sendo até pior do que ela.

Afinal, ninguém deve esquecer que o brega arrumadinho puxado pelo produtor Michael Sullivan piora e leva às últimas consequências as fórmulas pasteurizadas adotadas pela MPB por imposição das gravadoras, portanto acreditar que o pior é melhor que o ruim é um grande contrasenso.

É lamentável que a intelectualidade "bacaninha" aja assim, com tanta insistência que se cria um falso consenso que favorece gente que nada contribui de verdadeiro para a cultura brasileira, seja Waldick Soriano, Odair José, Michael Sullivan, os funqueiros em geral e outros ícones e ídolos da mediocrização cultural que beira à imbecilidade mais explícita.

Mas, paciência, esses intelectuais são o Brasil de Joaquim Barbosa, de Merval Pereira, de Marco Feliciano, de Jair Bolsonaro e Rachel Sheherazade. São a elite "pensante" que pensa que pensa pelo povo, mas pensa apenas com seus próprios umbigos.

Para a intelligentzia (mais legal do país), pouco importa salvar o rico patrimônio cultural brasileiro. Para ela, interessa salvar apenas os listões dos maiores sucessos "populares" tocados pelas rádios oligárquicas nos últimos 45 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...