terça-feira, 12 de novembro de 2013

O "MANHATTAN CONNECTION" DA CYBERCULTURA


Por Alexandre Figueiredo

Estreou no último sábado o programa Navegador, do canal jornalístico Globo News, um espaço de visibilidade de alguns integrantes influentes da intelectual cultural dominante no país, que em tese debatem os temas relacionados à cultura, tecnologia e comportamento.

Diferente do blogue Farofafá, o grupo é composto por intelectuais que assumem o fronte da grande mídia para estabelecer suas visões de "diversidade cultural" dignas de conceitos claramente neoliberais e tecnocráticos.

São quatro integrantes, três deles bastante conhecidos. Hermano Vianna, antropólogo, e Ronaldo Lemos, advogado, são assumidamente sustentados por George Soros e pela Fundação Ford, e estão entre os poucos intelectuais que assumem o risco de vincular-se à grande mídia para defender seus pontos de vista, diferentes de um enrustido Pedro Alexandre Sanches.

Há também Alê Yousseff, membro com intenções políticas do Coletivo Fora do Eixo, jornalista da revista Trip e também o felizardo que se casou com a graciosa e bela atriz Leandra Leal, fazendo com que ela rumasse seu ativismo cultural para os interesses bregalizantes do marido.

O quarto membro, José Marcelo Zacchi, é pouco conhecido da opinião pública, mas é advogado fluminense ligado aos assuntos de segurança pública, é formado em Direito pela USP e que, junto aos demais membros do Navegador, é também ligado ao Instituto Overmundo, ligado ao Coletivo Fora do Eixo e uma das instituições diretamente associadas aos investimentos de George Soros.

Mas num e noutro caminho os "navegadores" e "farofa-feiros" se cruzam. Sanches havia botado a revista Fórum para encalhar nas bancas - em maio de 2010 eu vi a edição publicada dois meses antes - ao botar Gaby Amarantos na capa e escrever reportagem baseada no livro de Ronaldo Lemos sobre o tecnobrega, tendenciosa (e forçadamente) associado por Sanches à antropofagia de Oswald de Andrade.

Já Eduardo Nunomura, o outro "farofa-feiro", é também integrante do mesmo Coletivo Fora do Eixo - patrocinado por George Soros através da intermediação deste com algumas instituições que o magnata financia diretamente - do qual Alê Yousseff é membro.

O Navegador começou falando de tecnologia e, claro, defendendo a bregalização do país já a partir da defesa de um de seus produtos conhecidos, o "funk ostentação", cenário do "funk" usado para realimentar o "funk carioca" enquanto este permanece desgastado no Rio de Janeiro (e seus "divulgadores" circulam de carro pelas cidades fluminenses tocando seu "pancadão").

O grupo já empurrou o "funk ostentação" para o âmbito da "nova classe média", como porta de entrada da imposição do ritmo carioca-paulista para públicos de maior poder aquisitivo, sob a desculpa que os "funqueiros de ostentação" estão mais voltados para o consumo e a interconectividade.

Neste sentido, Ronaldo Lemos já adiantou a sua visão elitista, que dá o tom ao programa. "O que eu acho legal do Funk Ostentação é que o pessoal quer consumir luxo, não quer consumir a cesta básica", disse, como se carrões tivessem mais importância do que alimentação digna na mesa.Nem Paulo Francis seria capaz de dizer um asneirol desses.

O quarteto se empenhará em difundir a visão tecnocrática das novas mídias digitais - apoiada pelos "farofa-feiros" mas também por gente como o integrante do Instituto Millenium Carlos Alberto di Franco, também ligado à Opus Dei - , que é a de ver as novas tecnologias acima dos movimentos sociais, ou seja, limitando o sentido do ativismo social aos avanços tecnológicos.

No âmbito comportamental, o grupo já se empenhou a "discutir" o consumismo. Dentro de seus horizontes de apreciação da cultura popular, dá para perceber que o Navegador é o Manhattan Connection da cybercultura. Uma visão tecnocrática com um certo populismo tendencioso. Nada muito diferente do Farofafá: visões "provocativas" que não incomodam os barões da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...