quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MITO DA INSTANTANEIDADE PERDE SENTIDO COM A INTERNET


Por Alexandre Figueiredo

A instantaneidade, um dos mitos que asseguraram, durante anos, a supremacia do rádio, perdeu praticamente todo o seu valor com o surgimento da Internet. A ideia do valor da informação ser medido pela transmissão em primeira mão tornou-se obsoleta.

Afinal, quando a instantaneidade era ainda um mito sagrado e inabalável, a ideia era que a informação valia quando transmitida quase ao mesmo tempo que o fato do qual ela representava. E o primeiro a transmiti-la tinha sua oportunidade de ser "rei" de sua façanha, mesmo por algumas horas, num tempo em que a informação se propagava de forma mais lenta.

Hoje, ironicamente, a Internet é capaz de transmitir informações em tempo real em grande escala, mas isso derruba a reputação nobre que antes a instantaneidade do rádio exibia com triunfo. E isso se deve ao processo rápido de propagação de uma informação.

Atualmente, o primeiro que dá alguma informação só consegue celebrar sua façanha durante uns dois minutos. Em pelo menos três minutos, o primeiro emissor de uma informação é deixado de lado, porque sua informação é transformada e dimensionada por outras fontes, por outros emissores de informação e também por comentaristas diversos.

A informação que antes valia pela emissão ou transmissão em primeira mão hoje tem esse valor praticamente perdido, uma vez que, com a velocidade de propagação, ela é reformulada constantemente por outras fontes, por opiniões e por outros desfechos difundidos em larga escala na rede mundial de computadores.

Por isso é que o "primeiro a saber" acaba caindo no esquecimento, ou, pelo menos, caindo na concorrência de outras fontes e pessoas que imediatamente retrabalharam e redimensionaram uma informação.

Na era da tecnologia digital, a primeira informação a gente pouco se lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...