domingo, 10 de novembro de 2013

FIM DO RÁDIO AM: FMS TÊM SINAL PROBLEMÁTICO EM CELULARES E RÁDIOS PORTÁTEIS


Por Alexandre Figueiredo

A migração das emissoras AM para o dial FM é muito menos positiva do que se imagina. A medida, autorizada por decreto pela presidenta Dilma Rousseff, no fundo não foi mais do que uma decisão que só favoreceu o lobby dos empresários da telefonia móvel, e que no fundo não traz muitas vantagens para os ouvintes de rádio do Brasil.

Uma das desvantagens é de ordem técnica, já que o sinal de FM é muito mais problemático em rádios portáteis, seja o velho transistor, seja o telefone celular, do que o rádio AM que hoje está condenado à extinção.

Muitas vezes a sintonia de FM era preferível à de AM por uma pura questão de vaidade. Em tese, o rádio FM é "mais moderno", seu som é "melhor" - durante as transmissões esportivas, isso é mito, porque, neste caso, o som soa como se tivesse vindo de uma fita cassete antiga, em que o "puro som de FM"se limita às vinhetas - , mas, na prática, não é isso que acontece.

O rádio AM tem maior vantagem de sinal, notável em empresas com potência média para cima. Com isso, a sintonia de AM pode ser mais estável, que uma simples mudança de posição do ouvinte - e, no caso dos torcedores esportivos, a mudança de posição é constante - não interfere no sinal de transmissão.

Já no caso de FM, a transmissão, não bastasse o som muito ruim, "some" apenas com a mudança de posição. Se o torcedor muda a postura do seu rádio, o sinal "some" numa simples mudança de braço ou da cabeça do ouvinte.

A sintonia em FM se dá apenas pela vaidade do "moderno" que não se torna funcional. E todos sabemos que esse papo de "rádio AM nas FMs" não passa de vaidade, que atende mais aos interesses dos dirigentes esportivos que estabelecem acordos politiqueiros com os barões da mídia nacionais ou regionais.

Mas a Aemização nas FMs não traz vantagem alguma para o ouvinte e nem para o cidadão. Para o ouvinte, a diversidade do rádio está com os dias contados. Para o profissional de rádio, será um mercado voraz que botará muita gente na rua.

Mas o que é um sinal problemático de FM em rádios portáteis para um empresariado de rádio sem sintonia com a sociedade. Para quem quer gastar menos com rádio e faturar muito mais, que se danem ouvintes e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...