sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEM APOIO SUFICIENTE, REDE DE MARINA NÃO OBTÉM REGISTRO NO PRAZO

 

COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Em época de movimentações partidárias, onde o troca-troca político se agiliza antes do prazo final estabelecido pelo TSE, a Rede Sustentabilidade não pôde obter registro e o partido não foi criado, numa época em que se destacam outros partidos como o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), dos irmãos Cid e Ciro Gomes, e Solidariedade (SDD), já registrados. Marina Silva cogita entrar em outros partidos.

Sem apoio suficiente, Rede de Marina não obtém registro no prazo

Do Portal Vermelho

Por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o partido não poderá participar das eleições do ano que vem. O prazo final para registro de partidos termina sábado (5).

Os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio e a presidenta da Corte, Cármen Lúcia, seguiram o voto da relatora do processo, ministra Laurita Vaz. A relatora entendeu que não é possível validar no TSE as 95 mil assinaturas que foram invalidadas pelos cartórios eleitorais.

Gilmar Mendes foi o único voto a favor da concessão do registro ao partido e atacou a Justiça Eleitoral, no que foi rebatido pela presidenta do TSE, Cármen Lúcia, a qual disse que não vota com constrangimento e defendeu o trabalho dos servidores. "Os cartórios têm dado testemunho de trabalho e tiveram a rapidez necessária. Se houve pendência, não foi pela inércia. Acredito no trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral", ressaltou.

O advogado do partido, Torquato Jardim, para encobrir a falta de apoio ao partido da ex-senadora Marina Silva, que não conseguiu o total de assinaturas de aderentes, também atacou a Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...