sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROCURE SABER: PAULA LAVIGNE COLABORA COM CRIOLO E EMICIDA


Por Alexandre Figueiredo

Além de José Dirceu, um dos principais políticos do PT, prestar solidariedade ao movimento Procure Saber, a intelectualidade dominante agora está desnorteada com a constatação de que a líder do movimento, a produtora Paula Lavigne, está dirigindo as apresentações ao vivo de Emicida e Criolo.

Para quem não sabe, Paula é ex-atriz e ex-mulher de Caetano Veloso, seu aliado maior do Procure Saber ao lado de Roberto Carlos. Paula tem dois filhos com o cantor e atualmente mistura funções de empresária e produtora de eventos do mainstream da MPB, sobretudo a carreira do ex-marido e sempre amigo.

E Criolo e Emicida? Eles são dois militantes do Coletivo Fora do Eixo, defensores da derrubada de regras do copyright, e acreditam na utopia de juntar alhos com bugalhos na música brasileira, com um pouquinho de vanguarda (menos ousada e mais subserviente ao mercado) e um pouco mais (ou muito mais) de breguice.

Isso faz com que os "farofafeiros" e séquitos fiquem desnorteados. Seu barco pseudo-esquerdista se isola nesses diversos maremotos que põem seus heróis em situações bastante complicadas.

Primeiro veio o advogado e divulgador do tecnobrega, o acadêmico da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos, tão conhecido pela defesa da pirataria própria do ideário tecnobrega, foi integrar um grupo para combater a pirataria no país.

Depois foi Gilberto Gil, o mecenas da bregalização politicamente correta (e chorosa - ou resmungona, que o diga Leandro Lehart) e o guru do "copyleft", foi se reunir com os medalhões da MPB para lutar contra a produção de biografias não-autorizadas de personalidades brasileiras.

Agora, são os "fora do eixo" Criolo e Emicida que recebem uma ajudinha da líder do Procure Saber para se apresentarem ao vivo. Eles que militariam por biografias não-autorizadas o máximo possível, sem medir escrúpulos para o sensacionalismo, até porque é mais "provocativo".

Bom, resta a intelectualidade pró-brega, que se diz "de esquerda", choramingar - só sabe fazer isso - nos ombros do aniversariante de hoje, Lobão, que vai fazendo seu "farofafá" na revista Veja, sem apelar para falsos guevarismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...