domingo, 20 de outubro de 2013

PROCURE SABER FAZ O QUE TRILHAS DA GLOBO NÃO CONSEGUIRAM


Por Alexandre Figueiredo

Aparentemente, a campanha da imprensa e da intelectualidade dominante em relação ao Procure Saber tende a fazer com que a reputação dos medalhões da MPB seja demonizada e que seu reinado caia para dar lugar a uma geração de medalhões do brega hegemônica no plano mercadológico.

Pois algo aparentemente impensável aconteceu. A MPB autêntica, mesmo aquela envolvida na campanha do Procure Saber, movimento que, sabemos, quer proibir a produção de biografias não-autorizadas de famosos vivos ou mortos, só aumentou a curiosidade do grande público, algo que nenhuma trilha sonora de novela da Rede Globo conseguiu fazer.

O que se nota é que, nos estabelecimentos comerciais, nas ruas, nos centros culturais, a MPB autêntica está crescendo em execução, enquanto o público jovem começa a ter curiosidade maior em conhecer a MPB que seus pais tanto falavam e que uma parte ranzinza da mídia e da intelectualidade definem como "antiquada" e "decadente".

Só estabelecimentos como as Lojas Americanas - controladas pela estadunidense Wal-Mart - insistem no velho cardápio brega-popularesco, alternando no som ambiente CDs de "sertanejo universitário" e da volta do ícone sambrega Só Pra Contrariar com Alexandre Pires nos vocais, além do CD da "poderosa" Anitta.

Fora isso, o que se nota é que nomes como Chico Buarque, Djavan e Milton Nascimento ganham mais destaque do que Roberto Carlos, Gilberto Gil e Caetano Veloso, até porque estes são mais massificados que aqueles.

O que se observa também é que a MPB autêntica, independente da postura pró ou contra biografias não-autorizadas, anda ganhando mais destaque no gosto juvenil, deixando de exercer o papel secundário diante do cansativo e decadente brega e passando a envolver o gosto prioritário de uma parcela do grande público.

Espera-se que isso se torne definitivo, já que a campanha intelectualoide ainda se esforça em derrubar a MPB, de início cooptando alguns "malditos" só para impressionar a opinião pública e depois deixá-los de lado em prol da supremacia brega e de tolices como a EmoPB de Felipe Cordeiro, Vivendo do Ócio, Gangue da Eletro e outros bobos-alegres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...