quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ANITTA E NALDO BENNY DEIXAM "FUNK" EM SAIA JUSTA


Por Alexandre Figueiredo

Bafafá no "funk carioca". Com o ritmo em franca crise - prova disso é que o ritmo tenta "respirar" criando um genérico paulista, o "funk ostentação", enquanto tenta "limpar" sua imagem diante de críticas - , acontece até mesmo reações contrárias a atitudes tomadas por dois astros.

Os astros em questão são Anitta e Naldo Benny, representantes do "funk melody" que, além de abandonarem o título de MC, começam também a aderir ao ecletismo, gravando sobretudo house  music para atingir as pistas de dança das casas noturnas mais badaladas do país.

Além de serem vistos pela intelectualidade pró-brega como "higienistas", é a vez da funqueira MC Marcelly, responsável pelo sucesso "Bigode Grosso", fazer críticas aos dois. "Eles estão se sentindo superiores demais à nossa classe", declarou a MC, reafirmando seu orgulho de ser funqueira.

MC Marcelly, no entanto, tentou se passar por "anti-comercial" criticando a atitude pop dos dois. "Se eles sempre quiseram cantar pop, porque não começaram cantando pop?", disse, se referindo à guinada sonora adotada por Anitta e Naldo.

Marcelly disse também que seus sucessos "nascem na comunidade", a partir da versão "proibida", e depois é trabalhada uma versão light para ser tocada nas rádios. Tentando fazer crer que seu som "não é comercial", apenas reafirma seu comercialismo, principalmente pela inverdade das "comunidades", pois, na verdade, o "funk" nasce nos escritórios de seus empresários.

O episódio mostra que a crise funqueira ainda terá muitos capítulos pela frente. Espécie de "canto do cisne" da ditadura midiática, o "funk" tenta todas as manobras para sobreviver e manter sua supremacia, aprisionando as favelas nas baixas estética, ética e moral do gênero. Apesar da crise, os funqueiros ainda têm muita choradeira a desabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...