domingo, 5 de maio de 2013

MEU COMENTÁRIO SOBRE A UOL 89 FM PARA O DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Eu havia escrito esse comentário para o texto "Lobão, Roger e o rock de direita", reforçando as articulações entre mídia e direita política dentro do contexto roqueiro.


Antes que o pessoal da UOL 89 FM se revolte com as associações entre a 89 e Paulo Maluf, é bom saber que isso não é desaforo, e sim fato histórico comprovado até mesmo pela imprensa paulista da época. O dono da 89, José Camargo, lançou-se na carreira política através do grupo malufista da ARENA.

MENSAGEM PARA O TEXTO "LOBÃO, ROGER E O ROCK DE DIREITA"

Por Alexandre Figueiredo - Publicado no Diário do Centro do Mundo

A própria rádio 89 FM, que muitos conhecem como "A Rádio Rock", tem uma estrutura empresarial de direita que remete à ditadura militar. O dono da emissora, José Camargo, havia sido um político da ARENA ligado a Paulo Maluf e José Maria Marin (atual presidente da CBF e braço-direito de Ricardo Teixeira).

Junta-se a isso o quadro acionário da atual UOL 89 FM, à qual se somou a participação acionária de Otávio Frias Filho, e vamos ver uma rádio que tenta transformar a cultura jovem paulista num engodo reacionário, na tentativa de criar um respaldo para o abalado demotucanato local.

Já tive problema com internautas que defendiam a afiliada carioca da 89 FM, anos atrás. A chamada "nação roqueira" que ouvia a Rádio Cidade, em muitos momentos, demonstrava ideias de extrema-direita, com uma fachada de rebeldia que mal conseguia disfarçar um ódio cego ao Congresso Nacional e à Constituição Federal, já que vários desses jovens pregavam simplesmente a extinção do Poder Legislativo, a pretexto de "combater a corrupção". O movimento "CANSEI" parece brincadeira de criança.

Nessa época, o Jornal do Brasil parecia simpatizante de FHC, mas mesmo assim os jornalistas estranhavam muito a equipe da tal "Cidade FM A Rádio Rock", pelo seu direitismo extremo, quase um cruzamento entre emos e nazi-punks, com um quê de torcidas organizadas de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...