quarta-feira, 1 de maio de 2013

FUNDAÇÃO FORD HAVIA PREMIADO DIRETORA DE PEÇA SOBRE "FUNK CARIOCA"


Por Alexandre Figueiredo

Através de pesquisas envolvendo "funk carioca", descobriu-se que a Fundação Ford, além de ter financiado o trabalho de pós-graduação de seu maior propagandista, o antropólogo Hermano Vianna, premiou a diretora de uma peça teatral que mistura dança e dramaturgia, também relacionada ao ritmo brega-popularesco.

A peça teatral é Suíte Funk, da Companhia Urbana de Dança, sob direção de Sônia Destri. A peça tem enredo relacionado às periferias e mistura danças de "funk carioca" com samba e capoeira, aparentemente dando uma visão "realista" das populações pobres do Rio de Janeiro.

Sem querer discutir questões sobre talento e mérito, o que se quer dizer aqui é que a influência da CIA, da qual a Fundação Ford é reconhecida, mediante farta documentação, como um de seus órgãos colaboradores, sobre o "funk carioca" não é conversa de quem "tem preconceito contra o ritmo".

Quando Sérgio Cabral, o pai, e Beth Carvalho disseram que o "funk carioca" era um plano da agência de informação estadunidense para enfraquecer a cultura brasileira a partir do Rio de Janeiro, a intelectualidade dominante gracejou, esnobou e achou "um absurdo".

No entanto, a coisa não é assim tão simplória e, evidentemente, o diretor da CIA, seja como for, não vai exatamente fazer um despacho e ordenar, mediante comunicado, para o Brasil extinguir a MPB e substitui-la pelo "funk", até porque a CIA opera por um complexo esquema de instituições e departamentos especializados, além de contar com a colaboração de brasileiros simpatizantes.

O prêmio que Sônia Destri recebeu foi de um vídeo anterior de dança, que a Fundação Ford deu como vencedor na categoria Melhor Roteiro de Vídeo. Embora a peça não tenha sido a premiada pela fundação, é possível que ela segue o receituário ideológico de "periferia" que agrada muito aos chefões da instituição "filantrópica".

Portanto, faz muito mais sentido dizer que a CIA está por trás do "funk carioca" do que lançar um boato de que o ex-beatle virou funqueiro quando, na verdade, o roqueiro inglês havia ouvido uma banda de rock brasileira e só queria ser simpático ao povo do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...