segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

YOANI SANCHEZ E A BLINDAGEM DA MÍDIA BRASILEIRA

A BLOGUEIRA NEOLIBERAL YOANI SANCHEZ CHEGA AO BRASIL AO LADO DO CINEASTA DADO GALVÃO, SOB PROTESTOS.

Por Alexandre Figueiredo

A velha e a grande mídia e suas "musas". Valesca Popozuda na Europa, Yoani Sanchez no Brasil. O Coletivo Fora do Eixo com o coração batendo mas sem assumir que adora mesmo a tendenciosa blogueira cubana e o cineasta que realizou o documentário sobre ela, Dado Galvão, ligado ao Instituto Millenium.

Já o "esquerdista" Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, do "bom velhinho" Rosenthal Calmon Alves, ex-Veja, deve também vibrar pela blogueira que "titio" Rosenthal tão generosamente definiu como "farol da liberdade", diante de esquerdistas médios que pouco observam as armadilhas diante deles.

Pois Yoani Sanchez está no Brasil (Valesca deve estar voltando; vamos torcer para um chá reunindo as duas?), já que conseguiu autorização para sair de Cuba, para fazer sua "pregação de cidadania" pelo mundo afora. O governo do presidente cubano Raul Castro promulgou a reforma migratória que limita a exigência de passaporte e visto para quem quiser sair do país, sem outra formalidade ou rigor, a partir do último dia 14 de janeiro.

A pretensa ativista cubana é considerada uma "heroína" para a velha grande mídia no mundo inteiro, e tida como símbolo de "mídia independente", "ativismo social e político" e "defesa dos direitos humanos". No Brasil, o apoio midiático não é diferente, e é explícito o entusiasmo que a "urubologia" brasileira sente pela vinda de Yoani ao país.

Evidentemente, o histérico e paranoico blogueiro e calunista de Veja, Reinaldo Azevedo - que escreve como um troleiro - está em pânico quanto a um dossiê "anti-Yoani" ser divulgado, o que Veja define como "uma campanha petista-cubana contra a blogueira". Reinaldo se preocupa em fazer campanha contra o servidor Ricardo Augusto Poppi Martins, de "ar nerd e suarento" e militante do PT.

Poppi Martins é coordenador de Novas Mídias e Outras Participações e assessor direto do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e foi, mediante autorização pela Embaixada de Cuba no Brasil, a viajar até Havana fazer uma palestra sobre novas tecnologias nos meios de comunicação. Reinaldo, no entanto, o acusa de conspiração castrista contra Yoani Sanchez e de usar o encontro como "fachada" desse plano.

No entanto, a divulgação de um dossiê contra Yoani Sanchez se baseia em dados imparciais sobre o estranho perfil da blogueira, que clandestinamente havia saído de cuba outras vezes, viveu dois anos na Suíça e é muito bem remunerada para uma suposta ativista sócio-política. Seu blogue, Generación Y, possui uma maioria de seguidores fictícia no Twitter,.

Yoani também tem outros aspectos sombrios. Não conseguiu provar que foi violentada quando foi presa uma vez, já que não apresentava qualquer tipo de cicatriz na palestra em que fez tal "denúncia". Além disso, o apoio que autoridades ligadas ao neoliberalismo dão a ela é bem maior do que se supõe de uma ativista tida como "independente", sobretudo da parte do Departamento de Estado dos EUA.

A situação é tal que um ex-chefe da diplomacia norte-americana em Havana, Michael Parmly, manifestou preocupação com as revelações de seus diálogos com Yoani, em correspondências enviadas para Washington divulgadas pelo portal Wikileaks. “Me incomodaria muito se as inúmeras conversas que tive com Yoani Sánchez fossem publicadas. Ela poderia pagar pelas consequências por toda a vida”, escreveu.

Yoani não parece muito influente nos textos escritos em seu blogue. Mas de vez em quando a grande mídia brasileira publica alguns deles, traduzidos para o português, só para dar uma amostra do pretenso "humanismo" da suposta "diplomata do povo". E Yoani já reuniu seus principais artigos no seu livro De Cuba, Com Carinho (Ed. Contexto), que ela autografará nas diversas estadias em cidades brasileiras.

O jornalista Salim Lamrani, que divulgou inúmeras irregularidades da vida e obra de Yoani Sanchez, escreveu sua expectativa de que a turnê da blogueira pelos vários países do mundo, inclusive o Brasil, sirvam de oportunidade para observarmos contradições e aspectos sombrios da blogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...