terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

METRALHA FRAUDA TRADUÇÃO E PUBLICA GIBI CONTRA O PT


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: É evidente que as pessoas podem discordar do Partido dos Trabalhadores e apontar os erros cometidos pelos petistas. Mesmo sendo de esquerda dá para questionar muitos de seus procedimentos.

No entanto, nada se pode comparar ao tendenciosismo editorial do Grupo Abril, do sósia físico e ideológico de Rupert Murdoch, Roberto Civita, que, além de lançar um especial com os Beagle Boys (aqui conhecidos como os Irmãos Metralha), com uma manobra ideologicamente fraudulenta.

Intitulado "O País dos Metralhas", em claro trocadilho com o livro do "jornalista da casa" Reinaldo Azevedo ("O País dos Petralhas"), a revista ainda fez uma tradução abjeta, colocando, no lugar de nasty ("sórdido"), a palavra "petralha", jargão demotucano usado para desqualificar os petistas.

Além disso, essa discordância é oportunista, afinal melhor seria que discordássemos do PT com ideias e pareceres, não dessa forma manipulatória e trapaceira usando uma revista para seduzir as crianças.

Metralha frauda tradução e publica gibi contra o PT

Do Brasil 247 - Reproduzido também no blogue Justiceira de Esquerda

Grupo Abril, comandado por Roberto Civita, lança em grande estilo o gibi "O país dos metralhas", com as melhores histórias sobre os bandidos trapalhões da Disney; tradutor protesta contra a transformação da palavra "nasty" (sórdido), que está no original, em petralha; quem são, afinal, os metralhas?

247 - Dono do grupo Abril, da revista Veja e de vários outros títulos, o empresário Roberto Civita possui seus canhões e metralhadoras. Nesse sentido, pode ser chamado de metralha. Seu ódio ao PT e a qualquer projeto político de corte trabalhista e nacionalista é público e notório.

Os Civita, desde sempre, enxergam o Brasil como um quintal ou uma sucursal dos Estados Unidos e foi assim, importando revistinhas da Disney, como a do Tio Patinhas, que iniciaram seus negócios no Brasil, que frutificaram e deram origem a várias revistas.

Numa volta ao passado, o empresário decidiu lançar um álbum especial para crianças, com as melhores histórias dos Irmãos Metralha, bandidos trapalhões, reunidos sob o título "O país dos metralhas", numa alusão ao livro "O país dos petralhas", lançado por Reinaldo Azevedo, o pit bull da editora.

Que a Abril faça política e proselitismo com criancinhas e leitores infanto-juvenis, já é algo questionável. Mas eles foram além. Traduziram a expressão "nasty", que significa sórdido, como "petralha", na edição, o que gerou o protesto do leitor e tradutor João Lucas Gontijo Fraga. Leia abaixo:

Por João Lucas Gontijo Fraga

Re: O gibi "O País dos Metralhas"

Sou tradutor e fui o primeiro a me enfurecer quando a Abril traduziu "nasty" (termo pejorativo geral) por "petralha" (termo pejorativo específico). O que a Abril fez na ocasião foi prostituir a minha profissão. Não aceito isso e levo essa questão MUITO a sério.

Então tenho autoridade para dizer que:

1- Não era uma tradução, pelo visto, e sim uma escolha. Uma escolha com agenda política, óbvio, mas, pelo menos dessa vez, a Editora Abril não prostituiu minha profissão.

2- Em termos de efeito, mudar a cor da camisa dos Irmãos Metralha e fazer auto-referência a um livro de RA tem mais ou menos a mesma eficiência de cuspir em um míssil que vem na sua direção na esperança de mudar sua trajetória.

3- O PSDB foi quem ficou enchendo a paciência quando Dilma vestiu vermelho. Se queremos ser diferenciados deles, convém não mordermos a isca.

4- Eles dizem mentiras bem piores, de formas bem mais grotescas, o tempo todo. Foco nas coisas sérias, não nas trivialidades.

No Brasil de hoje, a pergunta é: quem são, realmente, os metralhas?

PS: Embora os negócios com revistas enfrentem dificuldades, a Abril se torna, aos poucos, um dos grandes grupos educacionais do País. Já comprou o Anglo e as escolas de inglês Wise Up e Red Balloon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...