terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O PT PAGA PARA LEVAR SURRA DA GRANDE MÍDIA


Por Alexandre Figueiredo

Passado mais uma farra midiática em torno do julgamento do "mensalão", agora um novo escândalo passa a ser levianamente explorado pela mídia demotucana, que são as denúncias de que a chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, estaria envolvida em um suposto esquema de corrupção na venda de pareceres técnicos das empresas.

Rosemary teria, segundo denúncias resultantes da Operação Porto Seguro da Polícia Federal , teria armado o esquema juntamente com o advogado-geral adjunto da União, José Weber, os diretores das agências reguladoras da aviação civil (Anac) e das águas (ANA), os irmãos Rubens e Paulo Vieira e outros tantos.

A chefe de gabinete também é tida como uma esperta funcionária que, segundo rumores, se passava por "amante do Lula" para negociar a nomeação de parentes para cargos públicos. Ela teria influência até no Banco do Brasil onde teria ajudado na escolha do atual presidente, Aldemir Bendine, e de seus diretores, um deles por indicação do tesoureiro do PT e envolvido no "mensalão", Delúbio Soares.

Evidentemente, as denúncias exigem investigação aprofundada. Mas onde há fumaça, há fogo, e infelizmente o PT possui sérios focos de corrupção, que envolvem sua cúpula, a mesma que fez muitos ex-integrantes do partido formarem dissidências das mais diversas, à esquerda e à direita, por não aguentarem ver o Partido dos Trabalhadores se transformar numa Torre de Babel da política brasileira.

Sabemos do caso do "mensalão", da participação de José Dirceu e José Genoíno, e dos esforços da militância petista em minimizar a gravidade dos erros do partido, em nome do corporativismo político. E sabemos, por outro lado, que o PT tornou-se condescendente com a grande mídia, em dois aspectos muito sérios, mesmo sendo a grande mídia feroz opositora e inimiga ferrenha do partido.

O primeiro aspecto é o fato de que o relator da CPMI do esquema de Carlinhos Cachoeira, o petista mineiro Odair Cunha, ter poupado cinco jornalistas de serem investigados pela comissão, mesmo com claros indícios de envolvimento com o bicheiro goiano, incluindo o editor-chefe da sucursal brasiliense da revista Veja, Policarpo Júnior.

O segundo aspecto é o fato do Governo Federal, da presidenta Dilma Rousseff, beneficiar as grandes corporações midiáticas com o tal "bônus por volume", permitindo que veículos opositores publiquem anúncios do Governo Federal e suas autarquias, enquanto seus jornalistas "trucidam" a presidenta, seu partido e seus aliados da forma mais cega e rabugenta possível.

Enquanto isso, a mídia independente tem que se virar para mostrar o outro lado da informação, buscar coerência na cobertura dos fatos e formar a opinião pública mesmo tendo pouca visibilidade. É certo que alguns veículos progressistas, como o blogue Conversa Afiada e a Carta Capital, são patrocinados pelo Governo Federal, mas blogues como este, por exemplo, não possuem patrocínio algum.

Mas a fatia mais importante do bolo vai justamente para a oposição, para a Globo, Folha e Abril, garantindo o ganha-pão de jornalistas que escrevem para desmoralizar o governo, a ponto de serem conhecidos como "calunistas". Isso mostra que o PT paga para levar surra da grande mídia, não bastasse os erros que comete, preferindo a corrupção em busca de vantagens mais fáceis para seus envolvidos.

Assim, o PT se desmoraliza diante da sociedade. O corporativismo de seus adeptos não consegue reverter a situação, e permite que a "urubologia" reinante graceje diante disso. Isso é mau, porque a maioria da sociedade brasileira apostou no PT há dez anos para a formação de um novo paradigma político, mais justo e mais eficiente.

Sem poder cumprir boa parte das expectativas, o PT que financia a mídia para desmoralizá-lo cegamente vai acabar abrindo caminho para que um partido mais conservador vença nos pleitos de 2014. Um partido que prefere adotar paliativos para promover a inclusão social e permite a corrupção para a busca de vantagens fáceis. Não é essa a esquerda que deveria haver em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...