domingo, 15 de julho de 2012

VEJA NÃO VAI VENCER SEM LUTAR


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: A revista Veja está envolvida num dos mais graves escândalos políticos da história do Brasil, mas até agora seus chefões e articulistas empurram o episódio com a barriga.

Recorreram até à Globo para dizer que a ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira é só uma "demonstração de amizade, sem implicações ilegais". E até espalharam a notícia de que Roberto Civita está com câncer, talvez para evitar que ele deponha na CPI.

Mas quem deve, teme, e a decadência de Veja está a olhos vistos, e seu declínio escapa das rodas esquerdistas, porque a situação da revista está acima de qualquer ideologia. Seu jornalismo, mais do que ser de extrema-direita, altamente reacionário, é, antes de mais nada, puramente irresponsável.

Veja não vai vencer sem lutar

Por Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania

Participei hoje (6 de julho) de uma reunião para defender ação conjunta de movimentos sociais e pessoas físicas que entendem que o envolvimento da revista Veja com o bicheiro Carlos Cachoeira é grave demais para ficar impune sem que uma só medida concreta seja tomada para elucidar essas relações tão suspeitas.

Em um primeiro momento, havia o entendimento de que se deveria deixar a CPMI do Cachoeira trabalhar, na esperança de que a parcela da classe política que entende a gravidade dos fatos tomasse alguma atitude. No entanto, à exceção de Fernando Collor e do deputado pernambucano Fernando Ferro (PT), os integrantes da Comissão que não integram partidos cúmplices da Veja parecem ter decidido brindá-la com a impunidade.

Todavia, se a classe política se acovarda isso não quer dizer que a sociedade civil tenha que fazer o mesmo. Há meios de atuar para ao menos não entregar de bandeja a vitória da impunidade a esse grupo empresarial cujos fatos sugerem que pode integrar o crime organizado.

Há dúvidas e resistências para uma ação integrada que vise esclarecer o envolvimento da Veja com uma quadrilha que fincou raízes em cada quadrante da República. Este blogueiro, na condição de presidente da ONG Movimento dos Sem Mídia, está lutando para que isso não ocorra. E está buscando ajuda.

A reunião desta sexta-feira, apesar de não ter sido cem por cento conclusiva, deixa esperança de que ajuda haverá. Até porque, há uma quantidade imoral de evidências de envolvimento da Veja com o crime organizado. Evidências que, de forma ainda mais escandalosa, o Ministério Público Federal ignora.

O Movimento dos Sem Mídia, de uma forma ou de outra, não permitirá que a Veja triunfe sem ter que disparar um só tiro. O MSM não tem medo da Veja, um medo que parece envolver a classe política, os três poderes da República e uma parte considerável da sociedade civil.

Quero deixar registrado que gostaria muito de dividir a luta com outros companheiros e entidades, pois será uma luta dura levar a Veja a ter ao menos que explicar sua relação escandalosa com o crime organizado. Lutar sozinho será muito difícil. Contudo, se não tiver outro jeito, agirei sozinho.  É uma promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...