terça-feira, 1 de maio de 2012

POLÍCIA REPRIME MANIFESTAÇÕES EM NOVA YORK


Por Alexandre Figueiredo

Dia do Trabalho é dia de muitas manifestações no mundo. E, nos EUA, o fenômeno do Occupy Wall Street, movimento de protestos realizado em Nova York em frente à bolsa de valores da cidade, situada na referida rua, aproveitou o dia para se manifestar. A "base" do movimento é no Bryant Park, próximo à Bolsa de Nova York.

A grande mídia, mais uma vez, ironizou o propósito do grupo de protestar contra a "crise" ou contra a "ganância corporativa", entre outros termos usados de forma pejorativa pela imprensa mais conservadora.

A manifestação é organizada através de convites divulgados pela Internet. Movimentos similares já ocorrem em outras partes dos EUA e do mundo. Diante dos protestos e passeatas, a polícia interveio para reprimir as manifestações com violência. Uma manifestante saiu com o nariz sangrando. Alguns manifestantes foram detidos.

 O protesto é uma forma de fazer reeditar o fenômeno da "ocupação" que corresponde a um evento similar ao das "primaveras árabes" no Oriente Médio. É uma forma de protestar contra o retrocesso político que, se no Oriente Médio se expressa pelas tiranias políticas, no Primeiro Mundo se manifesta pela opressão capitalista, mesmo num pretexto "democrático".

E, pelo jeito, nem é tão "democrático" assim, uma vez que a polícia reprime os manifestantes na medida em que eles avançam para perto de locais "desaconselhados". O capitalismo não quer que invadam seus "templos" sagrados. A paranóia do caso World Trade Center, destruído por dois atentados por avião em 11 de setembro de 2001, motiva repressões dessa ordem.

Mas o Ocupar Wall Street mostrou-se um fenômeno de grande importância, comparado aos protestos ocorridos durante a Contracultura de 1967-1968, ou mesmo antes, entre 1960 e 1962, nos EUA e na Europa. O que prova que a História continua, do contrário que Francis Fukuyama insiste em dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...