segunda-feira, 16 de abril de 2012

TECNOBREGA E REDE GLOBO OFICIALIZAM ALIANÇA


Por Alexandre Figueiredo

Hoje entra no ar a novela Cheias de Charme, na Rede Globo de Televisão. O destaque da nova novela das 19 horas é a temática voltada à música brega, com base naquela visão estereotipada que os executivos da emissora têm da nova classe C.

Mas a façanha não para por aí. A novela representará, oficialmente, a pá de cal jogada na visão até hoje dominante de que o tecnobrega é "discriminado" pela grande mídia, dado que nunca passou de uma lorota marqueteira, porque toda a velha grande mídia sempre deu apoio, de alguma forma, ao tecnobrega, desde o jornal paraense O Liberal até a revista Veja.

Isso porque o tema da novela será cantado pela maior estrela do estilo, Gaby Amarantos, conhecida também como a "Beyoncé do Pará" por ter gravado uma versão de "Single Ladies", sucesso da cantora norte-americana Beyoncé Knowles. Gaby também é uma militante associada ao Coletivo Fora do Eixo, uma associação de jornalistas, acadêmicos, músicos, produtores culturais, professores e assistentes sociais.

O próprio Coletivo Fora do Eixo, embora venda uma imagem de "movimento articulador da cultura alternativa", é na verdade uma iniciativa ligada ao establishment da grande mídia, mas feita por figuras "emergentes" que, no fundo, pouco estão preocupados em romper com o esquemão da velha mídia, preferindo realimentá-la com "novos nomes e valores" que são apenas mais do mesmo.

Pois hoje a intelectualidade deve estar em pânico, em polvorosa. Pelo menos aquela que precisa acreditar que o tecnobrega, assim como o "funk carioca", continua "fora da mídia" e não defende os mesmos interesses mercantis dos barões midiáticos. A não ser que seja uma intelectualidade que, no fundo, defende a velha grande mídia e só a ataca em palestras para impressionar as plateias de incautos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...