terça-feira, 3 de abril de 2012

REVISTA CARAS ADERE AO TECNOBREGA


Por Alexandre Figueiredo

No aquecimento da Rede Globo, que lançará oficialmente o tecnobrega através da nova novela Cheias de Charme, que entrará no ar daqui a duas semanas, a revista Caras está dando ampla cobertura à principal estrela do gênero, Gaby Amarantos, a Beyoncé do Pará, uma das palestrantes do último seminário do Coletivo Fora do Eixo, no final do ano passado.

Era o que prevíamos, no questionamento sobre a suposta imagem "anti-mídia" associada ao tecnobrega. Ao longo dos anos, a grande mídia, acusada de discriminar furiosamente o ritmo paraense, deu todo o apoio. Só quem não gostou foram os leitores da revista Fórum, quando, em março de 2010, a revista encalhou ao achar que mudaria o mundo colocando Gaby Amarantos na capa.

Pois se até Veja, antipática a tudo, exceto pelos demotucanos e seus amiguinhos, foi gentil além da conta com a cantora tecnobrega, e até a Folha de São Paulo e o Estadão se derreteram com o tecnobrega, como dizer agora que o ritmo "segue discriminado pela grande mídia", pagando o mesmo mico com o "funk carioca", sobretudo com Mr. Catra?

Dizer que se trata de uma "ocupação" da grande mídia, tentando reverter a aparição feliz e cúmplice nos cenários grão-midiáticos será um grande equívoco. De nada adiantou a Banda Calypso ser "acusada" de "invadir" a Rede Globo, porque notou-se, aí, a total cumplicidade do casal Joelma e Chimbinha com a velha grande mídia.

Só na imaginação de Pedro Alexandre Sanches e seus séquitos é que na Caras só aparecem mestres esquecidos da Bossa Nova, ídolos do samba e do baião abandonados pelo mercado ou os gênios mais sofisticados da MPB autêntica mais sofisticada ainda.

Consultando o sítio da Caras nos últimos dias, pude perceber as figuras que aparecem na revista, que, se divulgadas para Pedro Alexandre Sanches, podem lhe causar pavor: Alexandre Pires, Maria Cecília & Rodolfo, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó, Thiaguinho, Cláudia Leitte, MC Buchecha, Luan Santana, Gusttavo Lima e Michel Teló, além da citada Gaby.

Todos tidos, equivocadamente, como "boicotados" pela grande mídia da qual Caras faz parte.

O que vão dizer os palestrantes do Fora do Eixo, com isso? Vão insistir que se trata de uma "invasão conspiratória", se todos os citados aparecem felizes nos cenários da grande mídia? Falar é fácil, e qualquer mentira vira verdade no picadeiro da grande visibilidade, das pessoas que aproveitam sua fama para ludibriar e manipular a opinião pública a bel prazer, às custas de um passado de muitas entrevistas com a MPB antiga ou de muitas pesquisas historiográficas de pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...