sexta-feira, 20 de abril de 2012

O QUE A 'FAMIGLIA' CIVITA ESPERA...


Por Alexandre Figueiredo

É bom a famiglia Civita, do Grupo Abril, prestar atenção nos seus amigos da famiglia Murdoch, para aprender a depor em caso de investigação de escândalo.

Pois na próxima semana, o magnata do grupo Fox, Rupert Murdoch, amigo e "alma gêmea" do nosso conhecido Roberto Civita - que até o convidou para uma palestra sobre jornalismo - e seu filho James Murdoch irão depor ante a convenção Leveson (Leveson Inquiry) que investiga as atividades da imprensa da Grã-Bretanha depois que foram denunciados casos de escutas telefônicas envolvendo o jornal News Of The World, de propriedade do magnata australiano, também dono do News Corporation (dono da marca "News" do canal Globo News das Organizações Globo).

O grampo telefônico teria envolvido até mesmo o número da casa em que uma adolescente que foi encontrada morta. O escândalo causou uma forte indignação popular e o jornal teve que ser extinto. Rupert e James, este ex-presidente da subsidiária britânica do News Corporation, irão depor em dias separados, conforme a lista de depoimentos prevista. Rupert irá depor na quarta-feira. James, na quinta.

A imprensa brasileira, assustada com as acusações de envolvimento da revista Veja - considerada a mais agressiva da imprensa golpista - com o esquema de corrupção do bicheiro Carlinhos Cachoeira (que envolve também a empreiteira Delta, o senador Demóstenes Torres e o governador goiano Marconi Perillo, entre outros), tenta definir o fato como uma "armação" do governo federal.

No entanto, seus comentaristas estão com medo de ver os métodos da imprensa reacionária serem revelados pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) , e aí representar o fim doloroso de um ciclo de poderio e prepotência.

Mas é bom irem acostumando. Sobretudo os chefões da Veja e seus "cães de guarda" (como Reinaldo Azevedo). Um bom aprendizado será acompanhar, de uma forma ou de outra, as notícias dos depoimentos dos Murdoch, até porque compartilham do mesmo "sofrimento". É a velha grande mídia, lá e cá, sofrendo um sério baque na medida em que casos de corrupção e crime vêm à tona ao conhecimento público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...