domingo, 8 de abril de 2012

O CIRCUITO FORA DO EIXO NAMORA A VELHA GRANDE MÍDIA


Por Alexandre Figueiredo

Que poder transformador reclama o Coletivo Fora do Eixo? Embora seus membros rebatam frequentemente às críticas feitas a seu "movimento", nota-se que sua plataforma ideológica pouco ou nada tem de realmente transformadora.

Em primeiro lugar porque, na prática, a transformação social prometida no discurso não existe. São problemáticas sem problemas, provocações que nunca provocam, questionamentos que não questionam, debates que não debatem, e uma ojeriza ao mercado e à grande mídia que não passa de palavra morta, de conversa para boi dormir.

Nota-se que alguns dos queridinhos do Fora do Eixo andam muito cortejados pela velha grande mídia. Depois de Gaby Amarantos, a musa do tecnobrega, aparecer em Caras - depois de quase todos os veículos da grande mídia, inclusive O Liberal, do Pará - , o rapper Emicida, um dos "pilares" da ideologia intelectualóide de que a periferia carioca só consome "funk" e hip hop, agora aparece ao lado do jogador Neymar.

Neymar é o típico ícone do futebol mercantilizado de hoje, que sepultou com a pá de cal toda a era de futebol arte que morreu bem antes do já falecido craque Sócrates. Existe até uma piada de que o sobrenome de Neymar é Keting, só para ilustrar a situação do futebol de hoje em dia. Neymar apareceu em outros eventos ou produções ao lado de outros ícones brega-popularescos, como Alexandre Pires, Michel Teló e Mr. Catra.

Para quem não sabe, a geração de Sócrates e também de Zico, Paulo Roberto Falcão e Roberto Dinamite foi a última em que o futebol era um esporte que, embora superestimado, ainda estava quase imune ao comercialismo e à politicagem gritantes que surgiram a partir de 1990.

APOIO ATÉ DA REVISTA CARAS

De repente, o "alternativo" Emicida aparece em quase todos os veículos da grande mídia. Até a revista Caras dá espaço a uma figura "excêntrica" como esta, da mesma forma que não vê problema algum em dar espaço a ídolos considerados - de forma falsa - discriminados pela grande mídia.

Lá em Caras há de Waldick Soriano a MC Buchecha, de Wando a Gaby Amarantos, de José Augusto a Michel Teló, de Michael Sullivan a Thiaguinho. Talvez só Tati Quebra-Barraco e Mr. Catra ainda são vistos como "indigestos", menos pela grosseria explícita que não encaixa na revista do que por alguma suposta ameaça que se atribui a eles contra a grande mídia.

No entanto, até Valesca Popozuda - espécie de cruzamento de Carla Perez dos tempos do É O Tchan com Tati Quebra-Barraco - já apareceu numa reportagem de Caras. Até o "pancadão" pode dar as caras em Caras. Quem sabe o lado família de Mr. Catra, já citado na imprensa jagunça, ajude a colocá-lo em Caras.

Se Caras, no entanto, não dá cartaz imediato a eles, a Rede Globo e a Folha de São Paulo dão, com gosto. Isso é suficiente para mostrar o apoio midiático do brega-popularesco, que o movimento Fora do Eixo (identificado também pela sigla FdE) tenta vender a imagem de "vanguarda", apesar dos pretextos e de todo um projeto ideológico que fala em "novas mídias" e "novo mercado".

LÓGICA MERCADOLÓGICA, NEOLIBERAL

Não vamos aqui detalhar como é esse projeto, mas ele encontra afinidades ideológicas com iniciativas tipo o Jornalismo nas Américas do Centro Knight e outros projetos patrocinados direta ou indiretamente pela Fundação Ford, Fundação Rockefeller e Soros Open Society.

Aliás, é pela influência da teoria do "negócio aberto" do especulador financeiro George Soros - que, em que pese sua atual reputação pseudo-esquerdista, é figura de destaque do Fórum Econômico Mundial - que se baseia o "novo mercado" que fala até em "subversões" para renovar e reafirmar o "estabelecido".

Não se trata de um movimento que vá romper com o capitalismo nem com o poder midiático. A questão da regulação da mídia só palidamente passa pela pauta dos "fora do eixo". A postura "esquerdista" é desmentida diante de uma lógica claramente mercadológica, neoliberal, com base nos princípios do "livre mercado", o que dá a crer que o "socialismo" do FdE é de fachada.

POSTURAS ESTRANHAS E... PRÓ-CAPITALISTAS

As posturas adotadas na prática pelos membros do FdE e seus associados, não bastassem os rumores de pretensões eleitoreiras em jogo, contradizem, e muito, com todo o "engajamento" e "ousadia" que o "movimento" tenta afirmar no discurso.

Vemos, por exemplo, o patrocínio do governador Geraldo Alckmin ao último Congresso Fora do Eixo, em dezembro de 2011. A "sem mídia" Gaby Amarantos agora terá tema de novela da Rede Globo. Ela está em alta na revista Caras, do mesmo ramo de "celebridades" supostamente hostilizado pelo FdE.

Além disso, um dos líderes do "movimento", o músico Pablo Capilé, chegou a sugerir o patrocínio da Coca-Cola à última Marcha da Liberdade, ocorrida no ano passado, um "protesto" mais próximo de uma micareta do que de uma manifestação sócio-cultural e política propriamente dita.

Para piorar, houve o caso de um grupo associado ao FdE que, assim como seu querido "mestre" Rosenthal Calmon Alves - jornalista a serviço do imperialismo norte-americano - , deu um grande apoio à suspeita blogueira direitista Yoani Sanchez, ligada à CIA, e ao documentarista brasileiro, ligado ao Instituto Millenium (entidade que inclui gente da velha grande mídia e até da Opus Dei), que a entrevistou. Mas se até a APAFUNK, entidade funqueira simpatizada pelos FdE, possui ramificações no Instituto Millenium...

Enquanto isso, Pedro Alexandre Sanches, um dos integrantes do FdE, ainda insiste em dizer que o pessoal do "movimento" não está na Rede Globo, nem na Folha de São Paulo, nem nas rádios FM de maior audiência, nem na revista Caras, nem em qualquer outro espaço similar da grande mídia.

Só que isso se torna uma mentira descarada, na medida em que toda essa grande mídia apoia abertamente os "fora do eixo". Como se vê, eles podem estar realmente "fora do eixo", mas de qualquer maneira estão completamente dentro da grande mídia que dizem combater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...