sexta-feira, 6 de abril de 2012

MICHEL TELÓ NA BILLBOARD. NÃO, ELE NÃO VIROU VANGUARDA!


Por Alexandre Figueiredo

Está certo. Michel Teló finalmente apareceu na Billboard, depois de tanto tempo. Ele entrou na última semana na 95º posição das 100 mais da revista Billboard, o maior referencial em paradas de sucesso do mundo inteiro.

Mas é bom deixar claro para as gerações recentes que isso em nenhum momento fará Michel Teló ser um novo João Gilberto. Nem sonhando.

Primeiro, porque a revista Billboard, assim como o Oscar e o Grammy, são apenas instituições ligadas ao comercialismo musical, e ninguém necessariamente se torna grande artista ganhando destaque nesses meios.

A Billboard, como todo evento ligado ao comercialismo do entretenimento, é uma instituição conservadora e mede os valores pelo critério de vendas e visibilidade. Só o mercado interessa para os executivos da Bilboard.

Achar que a Billboard dá atestado de genuíno reconhecimento artístico e cultural é tratar o Fundo Monetário Internacional como se fosse uma instituição filantrópica. É achar que a avidez pelo lucro e a luta pela cidadania são a mesma coisa, o que é um absurdo.

Quanto ao cantor Michel Teló, não se precisa falar muito. Ele é comercial, não possui valor artístico genuíno. Sabemos que essa constatação irá causar pavor em certos intelectuais paternalistas, que defendem a mediocrização cultural através de discursos sedutores, porém em muitos momentos paranoicos.

Pois deixando para trás certas urubologias com sabor de "paçoca" ou de "farofá-fa", concluimos que o que Michel Teló é mesmo é tão somente um fenômeno comercial. É puro entretenimento, mas não é arte nem cultura. Não contribui para a evolução social da música brasileira nem acrescenta conhecimentos, valores sociais nem coisa alguma. É somente um rosto a mais na saturada multidão de brega-popularescos.

Confundir arte e cultura com entretenimento não faz sentido. Afinal, a arte e a cultura são feitas para a posteridade. O entretenimento é feito apenas para o presente. Mas como a confusão é algo constante no nosso país, há quem ache que Michel Teló virou vanguarda porque apareceu na Billboard. Estão completamente fora da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...