sexta-feira, 9 de março de 2012

ECAD QUER COBRAR POR VÍDEOS NO SEU BLOGUE



COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: E agora? Pirataria ou rigor nos direitos autorais? Nesse cabo de guerra, os artistas e o público são os menos prejudicados, enquanto os comerciantes ilegais de um lado e os donos de empresas de outro se guerreiam, sem que haja um meio-termo para isso que possa beneficiar quem realmente merece. E, agora, o Ecad passa a cobrar por vídeos musicais publicados nos blogues.

Ecad quer cobrar por vídeos no seu blog

Por Renata Mielli - Blogue Janela Sobre a Palavra

Era só o que me faltava.... uso esta expressão para não utilizar outra, mais chula que começa com P. O Ecad agora começou a cobrar direito autoral de vídeos musicais publicados nos blogs???????!!!!!!!!!

Que o Ecad é um Escritório Central de Amor ao Dinheiro isso todo mundo já sabe. Eu que já fui casada com um músico sei muito bem o que isso significa.



Mas esta ação extrapolou todos os limites. O argumento do órgão que justifica a iniciativa é que é preciso pagar o direito autoral pela reprodução pública de obra musical.

De acordo com o Ecad, “não existe nenhum trabalho de cobrança de direito autoral focado em blogs e sites, porém, todo usuário que executa música publicamente em site/blog ao ser captado pelo setor responsável do Ecad, pode receber um contato”, justifica a assessoria do escritório. “O blog foi captado em um trabalho rotineiro e recebeu o contato. Como dito anteriormente, caso haja execução pública musical, há obrigatoriedade do pagamento da retribuição autoral”.

A cobrança é mais de meio salário mínimo... R$ 352,00 para cada “retransmissão musical”. E alguém acha que o Chico vai receber um mísero centavo deste dinheiro porque o seu vídeo foi veiculado no blog pessoal de alguém??? Não estamos nem falando de sites ou portais de notícias, estamos falando de um blog!!!!

Estou perplexa!!!!

Para piorar o Ecad já recebe o direito autoral pela “retransmissão musical” depois de firmar acordo com o Google. Ou seja, a cobrança é dupla para a mesma “retransmissão”.

O Ecad está tentando engrossar o caldo da SOPA, isso sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...