quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MST PARTICIPA DE ATO PÚBLICO EM DEFESA DOS MORADORES DO PINHEIRINHO



COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Hoje ocorrem as manifestações contra as arbitrariedades do governo paulista e da prefeitura de São José dos Campos, na principal praça da cidade. O MST, entre outras entidades sindicais e movimentos ativistas, estarão protestando contra a expulsão dos moradores de Pinheirinho, e quem estiver na cidade pode ir e deixar sua solidariedade às duas mil famílias vítimas de uma das mais humilhantes e terríveis operações de despejo do país.

MST participa de ato público em defesa dos moradores do Pinheirinho

Por Luiz Felipe Albuquerque - Do Portal do MST

Nesta quinta-feira (2) diversas organizações, centrais sindicais e movimentos sociais promovem um ato público unificado no terreno desocupado do Pinheirinho, na Praça Afonso Pena, às 9h, em São José dos Campos.

No último domingo (22), 1.600 famílias que lá moravam há 8 anos foram despejadas violentamente por mais de 2.000 policiais civis e militares, ao cumprirem ordens da Justiça Estadual e da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo desse ato é pressionar os governos estadual e municipal para que os problemas das famílias envolvidas sejam atendidos, além de denunciar e protestar contra as violentas políticas de despejo que vem acontecendo sistematicamente no estado de São Paulo.

“Estamos nos solidarizando com as famílias do Pinheirinho, pois acreditamos que não é dessa forma que as questões sociais têm que ser tratadas. Essa também é uma bandeira do MST, pois se trata de uma bandeira da classe trabalhadora”, disse Érica Aparecida, da direção estadual do MST.

Veja nota de solidariedade do MST às famílias do Pinheirinho

Somente por parte do MST, mais de 500 pessoas vindas da regional do estado de São Paulo participam do ato. O Movimento também doará três caminhões de alimento à comunidade: um de arroz orgânico vindo dos assentamentos do Rio Grande do Sul e outros dois dos assentamentos do estado de São Paulo, com arroz, feijão, frutas e legumes. Os mais de 10 ônibus do MST que irão para o ato também levarão alimentos da Reforma Agrária em seus bagageiros.

A decisão do ato público no Pinheirinho foi tomada durante a Assembleia dos Movimentos Sociais, que aconteceu neste sábado (28) no Fórum Social Temático, realizado entre os dias 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre (RS).

Nele, diversas organizações que representam os Movimentos Sociais Urbanos e a luta por moradia lembraram sobre os recentes acontecimentos das últimas semanas que evidenciam o tratamento dado por parte do estado aos movimentos sociais e à classe trabalhadora, haja vista as ações em São José dos Campos e da Cacrolândia, no centro da capital paulistana.

Ato Público

Local: Bairro do Pinheirinho, na Praça Afonso Pena, às 9h, em São José dos Campos
Data: 02/02
Horário: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...