sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O SOFRIMENTO DOS MORADORES DE PINHEIRINHO



Por Alexandre Figueiredo

Periferia é isso. O povo sofrendo e lutando contra a opressão, se mobilizando para ver se seu sofrimento e suas limitações sociais diminuem na medida do possível.

Vemos aqui, nesta foto, os moradores da favela Pinheirinho, em São José dos Campos, cuja prefeitura é do PSDB, armados de escudos, capacetes e paus, preparados para enfrentar a repressão policial se resistirem à retirada dos moradores da área, há um bom tempo abandonada depois que uma empresa, a Selecta, do empresário e especulador financeiro Naji Nahas, entrou em falência.

O terreno ainda pertence à massa falida desta empresa, mas nunca foi utilizado por Nahas e seus sócios. Os moradores, sem ter aonde ir, se instalaram no lugar em 2004. Líderes dos moradores tentaram negociar com a Prefeitura, se dispondo até a comprar o lote, mas nenhuma assistência foi feita.

Até representantes do governo paulista, além de outros do Governo Federal, além da OAB, entidades ligadas a movimentos sociais e igrejas, se reuniram com os moradores. No entanto, a Prefeitura de São José dos Campos se recusou a ouvir os moradores. Pelo contrário, o prefeito, além de não ter comparecido às reuniões em que foi convidado, manteve o anúncio da reintegração de posse, a ocorrer a qualquer momento.

Manifestações estão sendo feitas no centro da cidade, além de panfletagem divulgando o caso. O clima é tenso no local. Há o temor de que haverá confronto entre policiais e moradores armados, assim que ocorrer a operação de retirada dos moradores.

Várias entidades ligadas a partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais estão negociando uma solução pacífica e benéfica para os moradores do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...