segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"BAILE FUNK" NÃO É PINHEIRINHO



Por Alexandre Figueiredo

Uma operação policial, denominada "Operação Pancadão", desfez um "baile funk" que acontecia na comunidade de M'Boi Mirim, em São Paulo, que acontecia há dois anos em toda noite e madrugada de domingo.

A ação deteve um grupo de 25 menores que estavam na ocasião, enquanto um bar que funcionava além do horário permitido foi multado por este motivo e também por vender bebidas alcoólicas aos menores.

As ilegalidades não param por aí. Afinal, além de descumprir a lei do silêncio, o evento praticava poluição sonora, com nível de decibéis superior ao de um avião de grande porte.

Antes que os adeptos do "funk carioca", paranoicos, acusassem a operação de "elitista", é bom prestar atenção nas casas ao redor, casas populares, gente da periferia, que se sente incomodada com a poluição sonora desses eventos. A sonoridade funqueira, um amontoado caótico de sons de buzina, baixarias de MCs, som de scratch que imita galope de cavalo e sempre um MC auxiliar fazendo balbuciação, também contribui para o incômodo e a insônia dos vizinhos.

O "funk carioca", como todo ritmo brega-popularesco, não conhece mais seus espaços. Daí que o ritmo, como tantos outros - o "pagodão" baiano e o forró-brega, no Nordeste, e o "sertanejo pegação" no Centro-Oeste - , não medem escrúpulos para cometer poluição sonora em qualquer lugar.

Por isso, não dá para comparar a ação policial em M'Boi Mirim com a de Pinheirinho, em São José dos Campos, comparação tendenciosa que, certamente, os líderes funqueiros em geral paranoicamente fazem. Eles andam abusando da pose de vítimas, fazendo sua "choradeira" enquanto triunfam até em eventos de gente rica como "vitoriosos".

Até porque, neste caso, a ação policial foi legal, combatia abusos ilegais e foi feita sem qualquer tipo de truculência. E ainda liberou os menores detidos depois que os pais deles apareceram para depor na delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...