segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SITES PROGRESSISTAS E DE ESQUERDA



COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Este é um guia para quem faz blogues de esquerda e quer consultar fontes para colocar suas notícias, feito para evitar riscos de recorrer a fontes equivocadas, de conteúdo mais conservador e dotadas de registros de copyright.

Sites progressistas e de esquerda

Por Márcio Amêndola - Portal Adital - Reproduzido também no Blog do Miro

Durante o 8º Encontro Nacional Fé e Política, "Em Busca da Sociedade do Bem Viver”, realizado na cidade de Embu das Artes, a Mesa da Plenária Temática 16 – "Meios de Comunicação Social: Controle e Democratização”, suscitou uma questão relacionada ao acesso às notícias e opiniões do ponto de vista popular e democrático, acesso este não proporcionado pelos meios de comunicação de massa e grandes portais da Internet. Esta visão do ponto de vista da elite econômica e social, por muito tempo, foi a única possível de ser ‘consumida’ pelo povo, incluindo os representantes dos movimentos sociais.


Hoje, com o acesso às novas mídias, particularmente a eletrônica, muitos jornalistas, organizações sociais e populares puderem colocar suas vozes, por meio de textos, vídeos, fotos, à disposição de uma gama cada vez maior e mais considerável de movimentos e pessoas interessadas em romper a barreira do ‘pensamento único’. Centenas de Blogs e Sites agora expressam no mundo virtual estes novos saberes e informações, que podem ser compartilhadas pelos que até então não tinham vez e voz.

Como contribuição a este rico processo, apresentei aos participantes da Mesa sobre comunicações, alguns exemplos de comunicadores progressistas e de Esquerda que servem como fontes extremamente úteis, de agências, sites e jornais eletrônicos que mantém conteúdos livres (os chamados copylefts – que podem ser copiados sem pagamento de direitos autorais). Estes sites produzem conteúdos livres que fogem do senso comum e dos preconceitos do PIG (Partido da Imprensa Golpista) e dos interesses capitalistas dos grandes meios de comunicação.

Muitos blogs e sites progressistas defendem boas causas, como a Reforma Agrária, a Democratização dos meios de comunicação, as Rádios Comunitárias, etc., mas na hora de repassarem notícias, ficam publicando conteúdo pirateado da Folha de S. Paulo, da Veja, do Estadão, da Globo. Além de isto ser ilegal (pode dar processo por uso indevido de conteúdo protegido por Copyright - direitos exclusivos e reservados), na prática acabamos contribuindo para a reprodução do pensamento hegemônico, que criminaliza os movimentos sociais, que chama os sem-terra de "invasores" da propriedade privada, que ataca sistematicamente os governos democráticos e populares, que ataca a igreja progressista, enfim, que mesmo subliminarmente, ou escancaradamente (caso da Revista Veja) atacam os trabalhadores e seus interesses.

Para evitar 'revender' as ideias conservadoras, capitalistas e antipovo, sugerimos que os sites e blogs progressistas abasteçam-se de notícias livres nos muitos endereços existentes hoje na Internet, de companheiros jornalistas e/ou de diversos segmentos, dos movimentos populares, até setores independentes do poder judiciário. Fizemos uma lista inicial destes sites e blogs, cujo conteúdo pode ser reproduzido livre e legalmente. Vejam a listagem a seguir.

Sites e blogs para uma nova perspectiva da informação e da comunicação

http://www.brasildefato.com.br

(Jornal Brasil de Fato Online. Um dos mais importantes veículos de comunicação de esquerda no Brasil, tanto em sua versão impressa como na versão online. Seu lema: "Uma visão popular do Brasil e do Mundo". Conteúdo livre. O Jornal Brasil de Fato foi lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 25 de janeiro de 2003. Por entender que, na luta por uma sociedade justa e fraterna, a democratização dos meios de comunicação é fundamental, movimentos sociais como o MST, a Via Campesina, a Consulta Popular e as pastorais sociais criaram o jornal Brasil de Fato, para contribuir no debate de idéias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país. Plural e diversificado, Brasil de Fato reúne jornalistas, articulistas e intelectuais do Brasil e do mundo.

http://agenciabrasil.ebc.com.br

(Portal Oficial do Governo Federal, com noticiário que não se limita às informações governamentais. Também fala dos grandes temas nacionais e internacionais. Tem editorias de Cidadania, Economia, Educação, Justiça, Meio ambiente, Internacional, Política, Saúde, Nacional, Esporte, Cultura, Pesquisa e Inovação. Conteúdo variado, amplo e livre de direitos autorais)

http://www.cartamaior.com.br

(Auto-intitulado, com justiça, como um dos maiores portais de esquerda, com notícias e artigos de opinião da maior qualidade. Entre os colaboradores do portal, nomes como os de Eduardo Galeano, Emir Sader, Leonardo Boff, Mauro Santayana, Gilberto Maringoni, Maria Inês Nassif, entre outros)

http://www.redebrasilatual.com.br

(Rede Brasil Atual - rede de comunicações dos trabalhadores, agência nacional de notícias e responsável pela Revista do Brasil. Conteúdo livre. Ligada à CUT - Central Única dos Trabalhadores)

http://www.radioagencianp.com.br

(Conteúdo livre em texto e áudio. Excelente ferramenta para Rádios Livres e Comunitárias, devido a seu foco maior na área, com entrevistas e reportagens gravadas para reprodução)

http://www.adital.com.br/site/index.asp?lang=PT&

(Adital - Agência de Informação Frei Tito para América Latina é uma agência de notícias que nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. Quer estimular um jornalismo de cunho ético e social. Quer favorecer a integração e a solidariedade entre os povos. Desvenda para o mundo a dignidade dos que constroem cidadania. Dá visibilidade às ações libertadoras que o Deus da Vida faz brotar nos meios populares. Divulga o protagonismo dos atores sociais que são nossas fontes de informação e são democratizadores da comunicação)

http://www.outraspalavras.net

(Outras Palavras - Comunicação compartilhada e Pós-capitalismo – EM MUDANÇAS! Em torno dele existe um grupo de colaboradores, uma rede social e uma série de oficinas para formação em jornalismo colaborativo)

http://diplomatique.uol.com.br

(Nascido em 1954 na França, Le Monde Diplomatique é publicado em 25 idiomas e tem uma tiragem de 2,4 milhões de exemplares. Tornou-se também uma referência mundial para indivíduos, movimentos e organizações que buscam transformações sociais e humanas e discutem alternativas ao status quo. Suas páginas trazem à luz questões altamente relevantes, muitas vezes negligenciadas pela grande imprensa, contribuindo para a crítica ao pensamento único e para a construção de novos paradigmas)

http://www.vermelho.org.br

(Portal Vermelho. Vermelho é uma página mantida e gerida pela Associação Vermelho, entidade sem fins lucrativos, em convênio com o Partido Comunista do Brasil - PCdoB. Portal de Notícias de interesse do país, com viés de esquerda)

http://www.midiaindependente.org

(Centro de Mídia Independente. Conteúdo compartilhado por dezenas de jornalistas e colaboradores do Brasil e de outros países. Conteúdo livre, com muita combatividade e conteúdo diversificado. Cobre movimentos sociais com profundidade e competência. Aberto a novos colaboradores e participantes)

http://www.reporterbrasil.org.br

(Portal de Notícias sobre o mundo do trabalho. Missão principal da Repórter Brasil: Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática. Conteúdo livre)

http://www.revistaforum.com.br

(A revista Fórum outro mundo em debate é uma publicação mensal, de circulação em bancas de todo país. Mantém a página RevistaForum.com.br que traz, além de sua versão eletrônica, notícias e conteúdos diários, com análises e informações mais quentes sobre eventos políticos, econômicos e sociais. Inspirada no Fórum Social Mundial, foi lançada com a cobertura do primeiro evento, realizado em janeiro de 2001 em Porto Alegre)

http://www.dieese.org.br

(O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente. Publica regularmente notícias sobre os direitos dos trabalhadores)

http://www.fepolitica.org.br

(O Movimento Nacional Fé e Política foi criado em junho de 1989, durante um encontro de pessoas unidas pela Fé cristã engajada nas lutas populares, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política)

http://www.intervozes.org.br

(Coletivo Brasil de Comunicação Social. Em atividade desde 2002, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. Para o Intervozes, o direito à comunicação é indissociável do pleno exercício da cidadania e da democracia. Uma sociedade só pode ser chamada de democrática quando as diversas vozes, opiniões e culturas que a compõem têm espaço para se manifestar)

http://www.direitoacomunicacao.org.br

(Observatório do Direito à Comunicação - ligado ao Coletivo Intervozes. Em funcionamento desde fevereiro de 2007, o Observatório do Direito à Comunicação é um portal que produz informação e estimula o debate sobre a comunicação no Brasil. O projeto tem como objetivo central criar um ambiente de acompanhamento e reflexão sobre o campo da comunicação, entendendo esta como um direito humano)

http://passapalavra.info

(Passapalavra - portal de esquerda com notícias e opinião, a partir do Brasil e de Portugal. Jornal on-line do Coletivo Passa Palavra, um grupo de orientação anticapitalista, independente de partidos e demais poderes políticos e econômicos, formado por colaboradores de Portugal e do Brasil, cujo intuito maior é o de construir um espaço comunicacional que contribua para a articulação e a unificação prática das lutas sociais. Notícias, artigos opinativos, cartuns, denúncias, vídeos, áudios, debates e outros materiais informativos de produção própria, visando a construção de uma rede de solidariedade e colaboração entre todos aqueles que lutam contra as injustiças sociais)

http://www.mst.org.br

(Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Informações e dados sobre as conquistas, realizações, esforços e projetos nas áreas de educação e produção, além de textos que revelam o reconhecimento da sociedade ao MST, com prêmios e homenagens em nível nacional e internacional. Notícias sobre Reforma Agrária e conflitos no campo, agronegócio, etc.)

http://amigosenff.org.br/site

(Portal Oficial da Escola Nacional Florestan Fernandes, um dos espaços mais importantes de formação intelectual e política de esquerda no Brasil. Todo o conteúdo produzido no site é livre para reprodução)

http://www.ajd.org.br

(Associação Juízes para a Democracia - A AJD realiza a defesa intransigente dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, na defesa abrangente da dignidade da pessoa humana, na democratização interna do Judiciário - na organização e atuação jurisdicional - e no resgate do serviço público - como serviço ao público - inerente ao exercício do poder, que deve se pautar pela total transparência, permitindo sempre o controle do cidadão)

http://www.abong.org.br

(A Associação Brasileira de Organizações não Governamentais - ABONG, fundada em 10 de agosto de 1991, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, antirracista e anti-sexista, que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia)

http://portalctb.org.br/site

(Portal da Central dos Trabalhadores do Brasil - CTB. Notícias de interesse dos trabalhadores e dos movimentos sociais)

http://xocensura.wordpress.com

(Blog de um movimento pela liberdade de expressão, de ação, de pensamento, de vida. Acreditam que inclusão digital dará voz aos excluídos, um novo discurso, uma nova realidade levará a sociedade Brasileira a um entendimento sem precedentes da sua "camada oculta”)

http://www.conversaafiada.com.br

(Site do jornalista Paulo Henrique Amorim - opinião corrosiva contra o 'PIG' - Partido da Imprensa Golpista. Amorim é um dos mais ferrenhos combatentes contra o monopólio dos grandes grupos empresariais sobre os meios de comunicação social e defende o que chama 'Lei de Meios', ou seja, a regulamentação e controle social sobre os veículos de comunicação)

http://www.viomundo.com.br

(Site do correto jornalista Luiz Carlos Azenha, cujo lema é: "O que você não vê na mídia". Progressista, fonte confiável e livre de bom jornalismo, isento, crítico e equilibrado)

http://www.rodrigovianna.com.br

(Blog chamado 'O Escrevinhador', do competente jornalista Rodrigo Vianna. Excelente fonte de informação, crítico à grande imprensa e apoiador do campo progressista)

http://www.baraodeitarare.org.br

(Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé - Órgão de defesa dos blogs e sites independentes. Excelente espaço de ativismo de esquerda na Internet. Órgão responsável pelo surgimento dos Encontros Estaduais, Nacionais e Mundial de Blogueiros, este último ocorrido entre 27 e 29 de Outubro de 2011. Responsável pelo ativismo progressista na Internet)

http://www.ciranda.net

(Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada. A Ciranda nasce em 2001 como iniciativa colaborativa entre mídias e articulistas independentes. É um conceito surgido no primeiro FSM, como a primeira proposta de "comunicação compartilhada", e um lugar de convivência e ação entre jornalistas e comunicadores/as sociais que participam do universo do Fórum. Desde então tem sido espaço de diálogo comum e estimulador de novas experiências compartilhadas)

http://www.controversia.com.br

(Controvérsia. Portal de Opinião de esquerda. O CONTROVÉRSIA se propõe a ser um espaço de debates e discussões sobre questões contemporâneas através de materiais diversos que superem o senso comum e o pensamento único)

http://www.reid.org.br

(Revista Internacional de Direito e Cidadania - Conteúdo pode ser reproduzido. Publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Direito e Cidadania -IEDC, impressa, mas totalmente disponível na internet)

http://www.desaparecidospoliticos.org.br

(O Centro de Documentação Eremias Delizoicov e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos organizaram e desenvolveram o site 'Desaparecidos Políticos'. O objetivo é divulgar as investigações sobre as mortes, a localização dos restos mortais das vítimas da ditadura e identificar os responsáveis pelos crimes de tortura, homicídio e ocultação dos cadáveres de dezenas de pessoas durante o período da ditadura militar no Brasil - 1964/85. Também divulga notícias sobre direitos humanos no Brasil e no mundo, particularmente na América Latina).

http://cumpra-se.org/quem-somos

(Blog da campanha "Cumpra-se!" sobre direitos humanos e a reparação às famílias de mortos e desaparecidos políticos no Brasil. Tem um excelente link para diversos órgãos ligados aos Direitos Humanos, com notícias e informações sobre o tema, legislação, etc.)

http://www.armazemmemoria.com.br

(Armazém Memória - O Armazém Memória é uma iniciativa de construção coletiva de um sítio na Internet, visando colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas, que possam garantir ao cidadão brasileiro o acesso à sua memória histórica, através de Bibliotecas Públicas Virtuais. Busca reunir de forma digital; coleções de periódicos, depoimentos, livros, vídeos, áudios, artigos, documentos e imagens; obra de natureza histórica, jurídica e educativa, com foco nos direitos humanos)

http://www.dhnet.org.br

(DHnet - Rede de Direitos Humanos & Cultura é produto de um grupo de ativistas de direitos humanos, que no ano de 1994 iniciaram estudos sobre Direitos Humanos e Realidade Virtual. Em 1º de maio de 1995, dia do Trabalho e da entrada oficial do Brasil na INTERNET, foi colocado no "ar" o BBS Direitos Humanos & Cultura, que dois anos após, tornou-se a Rede DHnet, com os seguintes Macro-Temas: Direitos Humanos; Desejos Humanos; Cibercidadania; Memória Histórica; Educação & Direitos Humanos e Arte & Cultura)

http://www.institutojoaogoulart.org.br

(O Instituto Presidente João Goulart pretende estimular a pesquisa histórica e a reflexão sobre o processo político brasileiro, na esperança do resgate da memória de Jango, em prol da soberania na condução do Estado, pela independência da agenda pública e a preservação da cultura e dos bens nacionais)

http://www.zequinhabarreto.org.br

(Site do Instituto Socialismo e Democracia José Campos Barreto – O nome é uma homenagem a Zequinha Barreto, morto juntamente com o Capitão Lamarca, no sertão da Bahia, em 1971. O site divulga notícias em geral do interesse da esquerda popular e democrática. Também mantém um banco de dados sobre a história da resistência à ditadura (1964-1985), uma Biblioteca e uma DVDteca, com ênfase em História, Política e Ciências Sociais, junto ao Sindicato dos Químicos de Osasco-SP.

http://www. revistamissoes.org.br

(Site da Revista – A revista MISSÕES, editada pelos missionários e missionárias da Consolata no Brasil, é um meio de informação e formação que visa animar missionariamente a Igreja e a sociedade, oferecendo subsídios pastorais, espirituais, sociais e culturais. Seu público alvo são os cidadãos em geral, as famílias, os jovens e os agentes de pastoral das comunidades cristãs..

[Fonte: http://www.fatoexpresso.com.br - Jornal Online de linha progressista - todo o conteúdo é livre, inclusive o reproduzido de outras fontes. Base regional na Grande SP, mas também com noticiário Nacional - reproduz artigos de Leonardo Boff].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...