sábado, 12 de novembro de 2011

FOLHA DA P...



Por Alexandre Figueiredo

Os caras da USP fumam "baseado", as socialites piram e a Folha solta palavrão.

Deu no Cloaca News, o serviço de fiscalização do jornalismo de esgoto. A Folha de São Paulo, mostrando que é um jornal folha da p..., publicou uma nota sobre um comentário de Romário sobre Pelé. O comentário tem um palavrão, mas a Folha publicou assim mesmo.

Frutos do Projeto Folha, o projeto neoliberal que queria ser o paradigma do moderno jornalismo brasileiro. Se jornalismo moderno é fazer panfletagem reacionária, dar informação errada e cometer erros grosseiros de redação, então não dá para ser moderno hoje em dia.

Realmente a imprensa conservadora não quer que seus profissionais entendam realmente de jornalismo. No máximo, têm que adotar a "linha de montagem" previamente descrita nos manuais de redação de cada periódico. Tudo para escrever igualzinho ao que pedem as normas da casa.

As universidades nem ajudam muito, porque preferem formar catedráticos em semiologia, ou plagiadores textuais dos intelectuais europeus sem reproduzir a veia crítica e analítica dos mesmos. E deixam de ensinar jornalismo preocupados em inculcar nas mentes dos graduandos qual a diferença entre signo, símbolo e ícone.

Coisas de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...