terça-feira, 25 de outubro de 2011

"PAÇOCA" DO SEGUNDO IMPÉRIO



Suponhamos que a abordagem da direita cultural fantasiada de esquerdista seja adaptada para o contexto do Segundo Império. Em lugar dos "socialistas de mercado" que defendem, sobretudo, o "funk carioca", teremos um "iluminismo de engenho", que defende uma "Revolução Francesa" à brasileira, sempre mantendo o regime escravista.

Mesmo os malabarismos teóricos que vemos num Pedro Alexandre Sanches, sempre investindo numa gororoba de citações e pretextos, seriam outros, numa verborragia rebuscada. Até um típico nome colocamos como um suposto intelectual da época, por volta de 1865.

O texto seria do tipo que leremos a seguir, e que nos põe a pensar como certas pretensas vanguardas intelectuais, na verdade, ainda estão comprometidas com a retaguarda ideológica.

ELDORADO DA NOVA AMÉRICA

João de Santa Maria Nepomuceno

Brasil, o Eldorado da Nov'América, regojizai do grande destino que lhe ilumina. Gozai vós, ó brasileiros cidadãos, povo predestinado do futuro glorioso que tempera nossos corações em deslumbre, diante do raio de Sol da terra tropical de verdes florestas, bosques e relvas.

Herdamos gloriosamente a ilustrada filosofia dos grandes pensadores franceses, da filosofia de Rousseau, Voltaire, Hume, Locke, Montesquieu e outros, cujos princípios de superação do fardo feudal nos inspirou na superação da antiga situação de colônia portuguesa que tínhamos.

Ó Liberdade, nobre deusa cuja chama nunca se apaga no coração dos homens de bem! A nossa livre iniciativa, a nossa livre propriedade, abençoada pelo poder de Deus e coroada pela Lei e pela Democracia! Orienta-nos e proteja nossas maçonarias, nossas escolas, nosso comércio, nossos casarões e engenhos! Que a desordem, a subversão e a tirania não ameace o nosso direito à vida, à segurança e ao gozo da Justiça e da Liberdade.

Devemos por isso manter nossos escravos sob o controle seguro dos engenhos, para que a semente da desordem e da revolta, se caso exista, não se transforme numa erva daninha da sociedade do nosso Brasil! Que o controle social se faça necessário para que a disciplina permita a todos o cumprimento de seus respectivos papéis.

Quiçá um dia a suposta cultura dessa barbárie, com seus batuques que parecem provenientes das zonas trevosas do inferno, sejam lapidadas pela boa sociedade, com o bom controle de nossos proprietários de escravos, transformados também em proprietários de sua cultura, a extinguir completa selvageria com as boas normas.

Tudo isso para que a ordem e a paz reine na boa sociedade de nosso Brasil. Para que assim possamos construir a nação iluminada dos futuros tempos. Que possamos fazer nossa Revolução de forma gradual, dentro das peculiaridades de nossa pátria maior da Sul América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...