quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CLOACA NEWS SOB ATAQUE DO REACIONARISMO DIGITAL



Por Alexandre Figueiredo

Durante um tempo o divertido e esclarecedor blogue Cloaca News, desse simpático barbudo gaúcho que atende pelo nome de "Senhor Cloaca", esteve inativo, desta vez não pela natural ausência do autor por motivos pessoais, mas por fatos alheios à vontade desse batalhador do combate à velha grande mídia.

Aparentemente, o blogue Cloaca News não sofreu ataque algum, apesar do "Senhor Cloaca" receber mensagens de troleiros constantemente. Da mesma forma que eu, Eduardo Guimarães, Paulo Henrique Amorim, Altamiro Borges e Raphael Tsavkko Garcia recebemos, cada um no seu combate individual contra o despotismo midiático.

Eu até desativei provisoriamente meu espaço de comentários, deixando o "ringue" rolar no Twitter, até para os troleiros poderem também ser criticados por mais gente.

Mas um bando de almofadinhas foi manipular a busca do Google para colocar, nos linques relativos ao Cloaca News, o aviso "este site pode danificar seu computador". Era uma propaganda negativa do blogue do Sr. Cloaca, uma forma de assustar leitores e futuros seguidores do blogue que, entre outras coisas, mostra até mesmo erros ortográficos da grande imprensa.

Um dos alvos do blogue, sendo ele gaúcho - quase meu conterrâneo, pois sou catarinense - , é a Rede Brasil Sul, da famiglia Sirotsky, grande corporação midiática que controla com mãos de ferro o mercado midiático de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar de ter, como repórter contratada de TV, a superbela, supergracinha, superadorável e superfofa Guacira Merlin.

Até acredito que Guacirinha nem deve refletir o pensamento do PiG, apenas faz seu trabalho lá, como poderia fazer o seu numa concorrente. Nem todo funcionário do PiG é o PiG, existem exceções à regra, que não são muitas, mas existem.

Certamente nem todos porém têm a competência e o profissionalismo da bela Guacira, e só vendo o Cloaca News para ver que a turma do Zero Hora - cuja figura de projeção nacional é o também colunista de Veja, Augusto Nunes, uma espécie de "Reinaldo Azevedo light" - também é chegada a erros grosseiros de informação.

Certa vez o Sr. Cloaca, ao ler uma notícia de Zero Hora sobre o falecimento de Neusinha Brizola, viu que o jornal definiu o blogueiro Brizola Neto como "ex-deputado". Com seu humor contundente, Sr. Cloaca, em parodia à obsessão pelo poder da grande mídia, logo disparou, numa linguagem herdada do Febeapá do saudoso Stanislaw Ponte Preta: "Zero Hora cassa mandato de Brizola Neto".

Sr. Cloaca é um dos principais combatentes do "jornalismo de esgoto" ou "jornalixo". Esteve no Rio de Janeiro, no encontro de blogueiros progressistas, ao lado dos famosos atores Benvindo Sequeira e José de Abreu, no dia dedicado ao humorismo de esquerda.

O Sr. Cloaca não costuma revelar seu nome, mas um articulista da revista Fórum - calma, não é aquele direitista que "boboalegremente" trabalhava para seu grão-mestre Otávio Frias Filho, até porque falei de articulista e não de um mero "colaborador" - havia revelado seu nome verdadeiro, mas o nome do articulista e do "nome secreto" me escaparam à mente.

Em todo caso, desejamos boa sorte ao Sr. Cloaca na divulgação de "micos" da mídia podre. E que ele só "desapareça" por uns instantes quando seus compromissos pessoais de cavaleiro solitário da blogosfera exigirem. Mas que ele possa ficar a maior parte do tempo presente, denunciando os abusos do mau jornalismo que predomina em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...