quinta-feira, 16 de junho de 2011

MAIS UM CAMPONÊS É ASSASSINADO NO PARÁ



COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: O coronelismo paraense cada vez mais mostra que o Pará é o "Oriente Médio" brasileiro, diante da persistência de forças retrógradas que detém a concentração de terra no Estado. É hora de combater a impunidade que cada vez mais permite o extermínio de trabalhadores e militantes rurais.

Mais um camponês é assassinado no Pará

Por Altamiro Borges - Blog do Miro

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou ontem (14) que mais um trabalhador rural foi assassinado no Pará. É o quinto assassinato em menos de um mês. Obede Loyola Souza, 31, foi morto no dia 9 junho com um tiro de espingarda. O corpo só foi encontrado dois dias depois.

Odebe morava no acampamento Esperança, em Pacajá. O conflito entre os assentados e as madereiras era antigo e uma força-tarefa do governo federal foi deslocada para o local para evitar violência, mas não conseguiu conter mais um crime das empresas que devastam a floresta em busca de lucros.

Segundo a CPT, no início deste ano o clima na área esquentou, mas a Polícia Civil não tomou as providências para evitar o pior. Diante da nova morte, o governo do estado, que retornou às mãos dos tucanos, afirmou que não provas de que o crime esteja vinculado a conflitos agrários. O delegado José Humberto de Melo, de Marabá, disse que o assassinato ocorreu por "motivos internos".

O aumento da violência no campo e a cumplicidade de certos governantes exigem uma postura mais ativa do governo federal. Do contrário, as empresas continuarão desmatando e matando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...