sábado, 14 de maio de 2011

BLOGUEIROS E A "JUDICIALIZAÇÃO DA CENSURA"


REACIONARISMO "LEGAL" - Paulo Henrique Amorim enfrenta processos até do banqueiro Daniel Dantas.

COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Infelizmente, o reacionarismo está em alta na Internet. Sejam de simples internautas até grandes jornalistas, que não aceitam que sua prepotência seja posta em xeque.

Lúcio Flávio Pinto, o solitário editor e articulista do independente Jornal Pessoal, é um dos claros exemplos disso, além de Paulo Henrique Amorim, que enfrenta nada menos do que 28 processos judiciais, 12 deles do banqueiro Daniel Dantas.

Lamentavelmente, ainda existe gente com saudades do AI-5

Blogueiros e a “judicialização da censura”

Por Adriana Delorenzo - Revista Fórum

No I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em agosto de 2010, o blogueiro Lúcio Flávio Pinto, do Jornal Pessoal, de Belém (PA), enviou uma carta a São Paulo, onde ocorreu o Encontro. Lida por seu filho, a carta denunciava que o jornalista enfrentava pelo menos 19 processos por parte da família Maiorana, dona do grupo do jornal O Liberal, chegando a ser espancado por um deles, Ronaldo Maiorana.

“Já tentaram me desqualificar, já me ameaçaram de morte, já saíram para o debate público e não me abateram nem interromperam a trajetória do meu jornal. Porque em todos os momentos provei a verdade do que escrevi. Todos sabem que só publico o que posso provar. Com documentos, de preferência oficiais ou corporativos”, dizia.

Lúcio Flávio não é o único a sofrer processos e ameaças por conta de suas postagens. A lista, infelizmente, é imensa: o blog A perereca da vizinha; o blog Falha de S. Paulo; e recentemente o Blog do Esmael, fora do ar há quase um mês e alvo de ação por danos morais por conta de postagens que fez denunciando o uso de caixa 2 pelo tucano Beto Richa nas eleições de 2008, em Curitiba; entre outros.

“É a judicialização da censura”, definiu o jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do Conversa Fiada, no Encontro dos Blogueiros Progressitas do Rio de Janeiro, no último fim de semana. Ele responde a 28 ações judiciais, sendo que 12 são do Daniel Dantas. Na lista dos que o processam estão Naji Nahas, Ali Kamel, Gilmar Mendes, Heráclito Fortes, Carlos Jereissati e Diogo Mainardi.

“Nossos adversários tentam criar uma jurisprudência para nos punir e nos calar pelo bolso”, afirmou Paulo Henrique, que questiona quantos blogueiros têm condição financeira para contratar um advogado para se defender.

Todos esses processos estão relacionados, segundo Paulo Henrique Amorim, ao debate da nova realidade das comunicações, com a internet e o crescimento do número de blogs e outros formas de ativismo. Para o blogueiro Rodrigo Vianna, do Escrevinhador, muitos leitores do jornais impressos migraram para blogs. Apesar de reconhecer vitórias com o aumento da pluralidade informativa, Vianna acredita que é preciso superar o desafio de os blogueiros irem além dos comentários dos conteúdos dos outros. "Nós continuamos fazendo 'metajornalismo'", comparou.

De qualquer forma, Paulo Henrique alerta: “Temos que tomar cuidado com o que dizemos, pois estamos à espreita”. "O cala boca dos blogs é feito usando o judiciário."

2 comentários:

  1. Chega a ser irônico que Paulo Henrique Amorim esteja sendo processado depois que aquela outra dondoca chamada Diogo Mainardi foi parar na Itália, depois de ser processado por meio mundo, inclusive PHA.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    Eu acho surpreendente que vc acredite que Paulo Henrique Amorim é progressista e defenda a liberdade de expressão. A jornalista Elvira Lobato foi alvo de uma enxurrada de processos judiciais por ter publicado uma reportagem desfavorável à Igreja Universal (veja http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=603) e o Paulo Henrique Amorim apoia esse absurdo.

    Euler
    Salvador-BA
    (P.S.: vc também poderia ter evitado especificar uma cidade ao mencionar paquera de mulheres feias...)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...