segunda-feira, 11 de abril de 2011

BRESSER PEREIRA ROMPE COM O PSDB



Por Alexandre Figueiredo

Em entrevista a Maria Inês Nassif, do jornal Valor Econômico, o economista e ex-ministro dos governos Sarney e FHC, Luiz Carlos Bresser Pereira, explicou a sua saída do PSDB e seu rompimento com o grupo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao qual estava ligado.

O rompimento é mais um sinal da crise vivida pelo PSDB, que perdeu sua condição de partido social-democrata para o PT e avança num desgaste ideológico desde que rumou para a direita mais conservadora. Ou seja, se o PSDB não conseguiu ser o partido social-democrata que sonhava, tornou-se um clone do DEM que anda envergonhando os políticos deste partido, antigo PFL, que hoje migram, ainda que tendenciosamente, para a base aliada do Governo Federal.

A longa entrevista foi publicada no Valor Econômico de ontem (08/04/2011), e o desencanto se Bresser Pereira deu porque sua formação desenvolvimentista, influenciada pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) - instituição de centro-esquerda que teve como fundadores Roland Corbisier, Hélio Jaguaribe e Nelson Werneck Sodré - e pela teoria econômica de Celso Furtado entraram em choque com o pragmatismo neo-liberal assumido pelo PSDB.

Segundo Bresser, Fernando Henrique cometeu dois erros, que o economista define como azares: "o primeiro foi que governou o país no auge absoluto do neoliberalismo, enquanto Lula governou no momento em que o neoliberalismo começa a entrar em crise; e o segundo é que seu governo não gozou do aumento dos preços das commodities de que o Lula desfrutou".

Para quem não entende de Economia, commodity se refere às transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias, e serve de referência-base para os custos de matérias-primas no mercado.

Bresser afirma que o projeto neoliberal de Fernando Henrique Cardoso foi muito violento, dentro de um contexto de hegemonia absoluta desse modelo de Economia que, depois, provocou sérias crises logo após os anos 90, incluindo os colapsos de 2008 e 2009, que atingiu das empresas de Internet a grandes bancos.

Bresser Pereira foi um dos fundadores do PSDB, que muitos analistas reconhecem estar longe do projeto político original lançado por André Franco Montoro e Mário Covas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...