segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GLOBO COMPRA BRIGA CONTRA BLOGUEIROS


O GLOBO USOU DECLARAÇÃO DO BLOGUEIRO EVGENY MOROZOV PARA DESMORALIZAR MOBILIZAÇÃO DE BLOGUEIROS BRASILEIROS

Por Alexandre Figueiredo

A mídia golpista faz campanha suja até mesmo com reportagem de agência e declaração alheia, fontes que não necessariamente compartilham dos valores defendidos pelo PiG, mas que são distorcidas e manipuladas ao sabor dos interesses da patota da velha mídia brasileira.

É o caso da primeira página de O Globo, famigerado periódico carioca, que tentou desvirtuar uma declaração dada pelo blogueiro bielo-russo Evgeny Morozov quanto ao seu ceticismo em relação ao ativismo social através da blogosfera.

Em reportagem enviada pela agência France Presse, o blogueiro e jornalista afirmou não crer que seja possível derrubar governos ou realizar ativismo social através de uma simples atividade de um blog, acrescentando que ele acha uma ilusão qualquer um imaginar-se um Lenin na sua tarefa de blogueiro.

Morozov deve ter suas razões para pensar assim, independente de que concordemos ou não com ele. Mas nota-se que houve um clima de festa nas redações do house organ enrustido dos irmãos Marinho, porque para as Organizações Globo, é ótima essa declaração que a linha editorial do periódico manipula em causa própria.

Por isso, O Globo usou a declaração de Morozov para distorcer e oferecer sua má interpretação como uma tentativa de esfregar na cara de nós, blogueiros progressistas, de que não vale a pena investirmos na tarefa para transformar o mundo. Tentou, mas não conseguiu.

Em outras palavras, O Globo quis, manipulando uma declaração alheia através de reportagem de fonte alheia, tentar impor a "superioridade inabalável" da velha grande imprensa, literalmente comprando briga com a blogosfera progressista brasileira, que se configura numa potente mídia alternativa que, sim, está transformando o modo de difundir informação no país.

Se essa transformação não é drástica, ela, no entanto, acontece, sim, aos poucos. Daí a decadência da campanha eleitoral de José Serra, com todo o apoio do PiG, do reacionarismo de políticos, internautas, dos valores retrógrados dos reality shows, das popozudas, da caricata "cultura popular" pelo brega-popularesco, de sistemas ideológicos retrógrados mas durante muito tempo dominantes, que vão do machismo ao coronelismo.

São valores, procedimentos, visões retrógradas que começam a ser desafiadas por uma geração de "escrevinhadores" que já influem até mesmo na maneira de se fazer jornalismo no mundo, e no Brasil em particular.

Pode ser que nem todo blogueiro seja um transformador, mas a atividade de fazer blog oferece essa possibilidade para quem quer expressar seu senso crítico e questionar o mundo à sua volta, repercutindo de forma expressiva para os leitores que em maioria são surpreendidos com os linques dos textos desses blogs na busca indefectível do Google.

Um comentário:

  1. Quando Evgeny Morozov disse que não é possível derrubar governos através de blogs, talvez ele estivesse falando do Coturno Noturno, dos blogs do PiG golpista, do blog do Instituto Millenium ou dos blogs da extrema direita. Bem que eles tentaram derrubar a dupla Lula-Dilma, mas não conseguiram.

    Falta este blog reconhecer que abordagens diferentes da linha neoliberal global (referente às Organizações Globo) não são privilégios de blogs progressistas, dondocas progressistas ou coisa parecida. Blogs conservadores e blogs neutros estão também engajados nessa briga. Agora mesmo o amigo Ricardo Gama está repercutindo as denúncias do JB sobre favorecimentos do governo Cabral Filho à Fundação Roberto Marinho. Brasil, um País de Tolos também repercutiu estas e outras notícias nada favoráveis aos globais.

    Mas admitir que há vida inteligente, honesta e íntegra fora da panela progressita está fora de cogitação no Mingau de Aço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...