sábado, 11 de dezembro de 2010

REPÓRTER TODDYNHO FALA COM O COLUNISTA PAÇOCA



O Repórter-Toddynho telefona para o Colunista-Paçoca:

RT - Oi, Colunista-Paçoca. Tudo bem?

CP - Oi, Repórter-Toddynho. Tudo bem, na mesma.

RT - E você, como é que está indo na imprensa esquerdista? Você anda escrevendo para a Fórum, Caros Amigos e Carta Capital e lançou dois livros pela Boitempo?

CP - É, mas sabe como é, não me identifico muito com esse pessoal, não. Nada de pessoal contra a esquerda, mas me sinto como um esquimo indo à praia pela primeira vez.

RT - Ah, sim, seus tempos de Folha ainda lhe dão saudades?

CP - Pois é. Eu aprendi a prática de jornalismo lá. Na imprensa de esquerda, tenho carta branca para escrever o que quiser...

RT - Mas fica muito estranho você defender os mesmos ídolos musicais que fazem sucesso no Domingão do Faustão, que é da Globo...

CP - Fica, já recebo reações porque citei Ivete Sangalo e Alexandre Pires de forma elogiosa. Eles são protegidos da Rede Globo...

RT - O tecnobrega teve cartaz na Folha.

CP - É, disseram que apareceu até na Veja.

RT - Acho que isso tem a ver porque ninguém vê politicagem por trás da música.

CP - É, mas houve um tempo em que falaram que o É O Tchan era o símbolo da campanha de baixaria dos chefões da grande mídia.

RT - Fica difícil defender o É O Tchan nos dias de hoje, né?

CP - Pois é, o grupo voltou. Estava esperando um contexto, tipo entrevistar um grupo de teatro performático de Sampa, e aí botar um comentário elogioso do É O Tchan...

RT - Tipo...

CP - Tipo o que eu fiz com aquele grupo, Conjunto Vazio, quando eu tentei dizer que o Parangolé e o Calcinha Preta tinham valor artístico, ou que o brega não deveria ser visto como piada...

RT - Não entendi. O que você vai dizer sobre o Tchan?

CP - Eu ia fazer uma pergunta meio assim. "O É O Tchan transformou a imagem sexual da mulher brasileira, mas foi escorraçado violentamente pela crítica, irritada com sua alegria. O que você acha dessa sórdida campanha moralista?".

RT - Você não estaria adjetivando a pergunta com o termo "sórdida"? Uma amiga minha me falou sobre a adjetivação na abordagem jornalística, a manipulação da opinião...

CP - Ah, mas a Folha faz muito isso, né?

RT - É verdade. Mas você não está pegando demais querendo convencer um grupo teatral de vanguarda que o É O Tchan é igualzinho a eles?

CP - Claro que não é. E nem de longe. Mas eu estou a serviço da indústria fonográfica. No fundo nem Ivete Sangalo nem Alexandre Pires se deve levar a sério. Os "sertanejos", então, nem se fala. Eles nem sabem direito o que é música caipira, só ouvem música country dos Estados Unidos...

RT - Você apenas está para vender o peixe, né?

CP - É, a intelectualidade toda está. Nem na Etiópia o "funk carioca" é cultura. Mas a gente defende como se fosse um movimento etnográfico, é algo risível, mas o "funk" tem entidades, os DJs são poderosos, rola muito dinheiro nos shows...

RT - Duro é você explicar por que as popozudas fazem movimento social, né?

CP - Dá até piada. Falam que é o "movimento social" da bunda...

RT - Quando é que você volta para cá? Os caras sentem a maior falta de você...

CP - Vou pensar. Já contatei o Dimenstein. No fundo é só um desquite. Mas por enquanto tenho que fazer nome, porque tem muito blogueiro colocando o meu blog nos linques relacionados.

RT - O que você vai fazer? O Otávio tá com saudades. Ele admira muito seu trabalho!

CP - Acho que vou sair de fininho. Não posso desagradar quem me botou na imprensa de esquerda. São dissidentes da Folha. Além disso, eu faço parte de um acordo de distribuição. Tinha que jogar alguém da Folha na mídia esquerdista, e puseram eu. Mas um dia volto. Quer uma paçoca?

RT - Não. Eu já tomei meu Toddynho hoje, no café da manhã. Quer Toddynho?

CP - Não, já comi a minha paçoca do dia. Ainda vou comer jabá no almoço.

RT - Então, valeu, Colunista Paçoca. Um grande abraço!

CP - Um grande abraço, Repórter Toddynho. Abraço pro Tavinho, também, tá?

RT - Tá certo! Tchau!

CP - Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...