quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

APENAS 24% DA CLASSE C TEM INTERNET EM CASA



COMENTÁRIO DESTE BLOG: A constatação do texto colhido pelo blogueiro progressista Miguel do Rosário (ex-Óleo do Diabo e atual Gonzum) é um tiro no pé da intelectualidade etnocêntrica que fala que o sucesso dos ídolos brega-popularescos é determinante nas "redes sociais" da Internet. Puro mito.

Afinal a inclusão digital ainda não atingiu níveis satisfatórios e mesmo portais como Orkut, Twitter, Facebook e YouTube não possuem audiência suficiente para decidir diretamente o que será um sucesso estrondoso. Até porque muitos dos mega-sucessos associados às "redes sociais", na verdade, foram devido à divulgação na grande mídia.

Reproduzo abaixo uma pesquisa importantíssima feita por uma empresa de consultoria na área de internet. Como são os dados mais recentes e melhor detalhados, ela pode servir de base para nossos debates sobre o tema. Peguei-a do blog do Fernand Alphen. (Miguel do Rosário)

Apenas 24% da classe C tem internet em casa

Já somos 81,3 milhões em ação

Do blog Meio e Mensagem (Fernand Alphen) - Reproduzido do blog Gonzum (antigo Óleo do Diabo)

Há 3 anos, a F/Nazca faz um estudo aprofundado (F/Radar) sobre fenômenos sociais impulsionados pela popularização da Internet no país. Alguns paradigmas foram quebrados ao longo do estudo, e os dados falam por si só.

A pesquisa é quantitativa e abrangente: compreende todos os brasileiros acima de 12 anos, em 143 municípios de todo o Brasil, e tem margem de erro estatístico de dois pontos percentuais. O campo é realizado pelo Datafolha. Seguem alguns pontos mais polêmicos da última leitura (segundo semestre de 2010):

- Universalidade e democratização relativa

O país tem hoje 54% de pessoas acima de 12 anos que costumam acessar a Internet. A penetração é de 84% na classe AB, 51% na C e 23% nas classes DE. Noventa e um por cento dos jovens de 12 a 15 anos costumam acessar a Internet, sendo que esse número cai sucessivamente nas outras faixas etárias.

No entanto, se podemos nos surpreender com a extrema rapidez do “hábito de acesso” (diferente de “ter acesso”), a penetração em casa segue em patamares baixos: apenas 27% dos brasileiros possuem conexão com banda larga em casa e 6% com conexão discada.

O acesso em casa determina uma série de comportamentos diferenciados quando comparados com o acesso fora de casa e consubstancia uma fronteira social: 73% da classe AB possui acesso em casa, enquanto que na classe C são apenas 24%. Vale salientar ainda que a posse de Internet tem um crescimento pífio nas classes CDE.

O acesso em casa é, por exemplo, o principal gargalo para a popularização do comércio online. Apenas 25% dos brasileiros costumam fazer compras online e há uma relação direta entre classe social e compras online.

- A Internet é um dos principais fatores de emancipação cultural

Apesar dos rumores alarmistas que correm na mídia e que dão conta do excesso de informação, distração, superficialidade cultural e patologia social, a Internet é vista pelos brasileiros como uma chave para a vida moderna.

Noventa e três por cento dos brasileiros se consideram mais informados, 89% mais práticos, 88% mais comunicativos, 88% mais conectados, 88% mais instruídos e 60% mais independentes, desde que começaram a usar a Internet. A Internet só é vista como negativa por uma pequena minoria dos brasileiros.

- Colaboração na Internet é relacionamento e identidade.

Quando perguntado sobre colaboração voluntária e “autoral” na Internet, 57% dos brasileiros afirmam que “costumam colocar algum conteúdo feito por si próprio na Internet”. Esse percentual vem crescendo à base de 5% por semestre.

Os principais conteúdos são fotos (52%), textos (20%) e vídeos (19%), e a principal motivação é relacionar-se com alguém (30%) e ilustrar ou contar algo sobre a vida pessoal (20%).

- Colaboração na Internet chama-se Orkut

Cinquenta e cinco por cento das pessoas que costumam acessar a Internet de forma ativa dizem fazê-lo por meio de seu perfil ou por meio de comunidades no Orkut (40% e 15% respectivamente).

As demais (e ruidosas) redes são incipientes. Apesar de terem taxas de crescimento significativas, o Twitter e o Facebook só respondem por 7% e 4%, respectivamente, das menções a “colaboração online”.

- Mídia de informação se chama Google

A única mídia de informação que mantém relevância estável em todas as faixas etárias são as ferramentas de busca (leia-se Google), mantendo-se em torno de 50% para todas as faixas etárias.

O comportamento de consumo de notícias do brasileiro possui, no entanto, uma enorme diferença em função da faixa etária.

Embora a televisão continue sendo a mídia de consumo de informação preferida (45%), seguida pela Internet (40%), pelo rádio (7%), pelo jornal impresso (4%) e pela revista (2%), os jovens de 12 a 24 anos se informam prioritariamente nas suas redes sociais (80% entre 12 e 15 anos, 60% entre 16 e 24 anos) e nas ferramentas de busca (55% de 12 a 15 anos e 52% entre 16 e 24 anos).

Os portais, sites de mídia impressa e blogs só possuem relevância para os mais velhos.

- Jogar: uma mania nacional, mas uma mania gratuita ou pirateada

Quarenta e dois por cento da população brasileira costuma jogar através de algum dispositivo (29% pelo celular, 27% pelo computador, 23% por videogame tradicional e 6% por videogame portátil).

Esse número tem evidentemente penetração muito maior entre os mais jovens (90% de 12 a 14 anos e 70% de 16 a 24 anos), e os jogos mais populares são disparadamente os de futebol (27%).

No entanto, quando perguntado onde obtêm seus jogos, 81% dos brasileiros que jogam o fazem gratuitamente: 36% através daqueles obtidos das operadoras de celular gratuitamente, 29% emprestados de amigos, 22% baixados sem pagar em sites de compartilhamento de arquivos e 19% entrando sem pagar em sites de jogos em rede. Apenas 19% afirmam comprar seus jogos, sendo que um terço destes compra jogos em camelôs e banquinhas de rua (leia-se piratas).

Mais informações sobre o F/Radar em www.fnazca.com.br

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