terça-feira, 26 de outubro de 2010

CASSETA & PLANETA É TÃO BONZINHO COM JOSÉ SERRA


REINALDO FAZ PARÓDIA MORNA DE JOSÉ SERRA - E, ADVINHE QUEM É O PARCEIRO QUE ESTÁ AO LADO DELE?

Por Alexandre Figueiredo

Estou há duas semanas sem ver o Casseta & Planeta - puxa, logo que a Maria Paula agora está solteira... - , por boicote ao reacionarismo de um certo comediante do grupo, que atinge níveis paranóicos.

E, nesta foto, lá vemos ele, Marcelo Madureira, ao lado do parceiro Reinaldo Figueiredo (que não é meu parente), numa paródia inocente do candidato José Serra.

Como expressão dos interesses das Organizações Globo, o Casseta & Planeta anda assumindo posições bem direitistas, sobretudo através de Marcelo, cujo reacionarismo doentio chega a fazê-lo um sujeito ranzinza e mal-humorado nas suas palestras.

Mas é só compararmos a paródia que os cassetas fazem de Dilma Rousseff e José Serra para vermos a diferença de tratamento que o grupo faz entre os dois candidatos.

Sem deixar de lado a agenda noticiosa que envolve os presidenciáveis, nota-se que a paródia de Dilma é mais cruel, com Cláudio Manoel, de peruca, imitando o presidente Lula pelos gestos e voz, dando ideia de que Dilma não passa de um subproduto político do atual presidente (com todas as críticas que se pode fazer a Dilma, isso não é verdade).

Já a paródia de José Serra é bem mais generosa. Não há a imitação do jeito de pretenso contador de histórias do temível tucano, e nem a arrogância de Serra é de todo parodiada. O jeito de falar e a preocupação somente com a calvície fazem a paródia parecer mais próxima à que Reinaldo faz do apresentador Dráuzio Varela ("rebatizado" como Dráuzio Careca).

Ou seja, uma paródia de um candidato da grande mídia se limita apenas a mencionar sua calvície. Nada que os humoristas de esquerda fazem com o demotucano, essas sim de uma criatividade bem maior. Ou mesmo a paródia que o próprio José Serra faz de si mesmo, com suas caretas, principalmente na foto em que ele olha de frente portando uma arma (pede pra sair, capitão Nascimento, que lá vem concorrente por aí).

Os cassetas são muito bonzinhos com José Serra. Com isso, são muito mais bonzinhos com o PiG que os acolhe como contratados.

Um comentário:

  1. Humorismo de direita. Nada mais. Tão válido quanto o humorismo de esquerda que fez fama durante o regime militar.

    A não ser que o amigo pense diferente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...